Anuário Brasileiro do Algodão 2017 - page 57

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Ainda a mais consumida
“O algodão não é insubstituível. Ele é de longe a fibramais utilizada pela indústria, mas a tecnologia temgerado produtos concor-
rentes, sintéticos,muitas vezesmais baratos emelhor adaptados à produçãode larga escala. Mas experimente vestir algodão. Por que
asmães são tão criteriosas na escolha damatéria-prima das roupas dos bebês?”, questiona o presidente da Abrapa, Arlindo de Azeve-
doMoura. Oalgodão permite à pele respirar, não causa assaduras, não provoca alergia, émacio, confortável e durável.
A maioria das pessoas faz questão de uma toalha de banho 100% algodão, pois esta absorve melhor a água e garante um toque
confortável à pele. As camisas masculinas também continuam sendo total ou quase totalmente de algodão, pelos mesmos motivos.
Odirigente reforça que há atributos nos quais a fibra natural é imbatível, mas issonãopermite que se fique de braços cruzados. “A tec-
nologia, quehoje caracteriza aproduçãodoalgodãobrasileiro, tambémchega à composiçãodos fios e tecidos. Vemmuita coisapor aí
em
wearable technology
emuitas pesquisas estão sendo desenvolvidas nesse sentido.”
suem grande percentagem de algodão em
suas composições, como as fábricas de rou-
pas de cama, mesa e banho. Omercado de
jeans igualmente detém grande parcela,
tendo emmédia 78%de algodão no tecido,
comexpectativas de crescimento.
Suavidade, conforto e durabilidade são
atributospositivosquepodemser facilmen-
te associados ao algodão e são desejados
pela maioria dos consumidores em todos
os segmentos. Considerando a tendência
de consumo global, que procura mais con-
forto, produtos naturais, sustentáveis e du-
ráveis, inclusivenomundo
fashion
, aAbrapa
foca nos atributos do algodão para educar e
promover o uso da matéria-prima. Por isso,
oPlanodeIncentivoaoUsodoAlgodãopos-
sui três diretrizes estratégicas: promocional,
de negócios e informacional.
Esses critérios são, por sua vez, dividi-
dos em nove iniciativas para o aumento
no uso de algodão. Na diretriz promocio-
nal, as atividades cobrem mídias sociais,
relações públicas e publicidade, enquan-
to na parte de negócios as ações focam
parcerias commarcas, coleções de moda,
eventos e
workshops
, que encorajam as
transações entre empresas da cadeia. Já
na parte informacional, as operações são
alocadas no
site
do movimento Sou de Al-
godão (soudealgodao.com.br), em mate-
riais de PDV, propaganda e ações em lojas,
varejistas e universidades.
Uso do algodão nomercado formal brasileiro situa-se emcercade 54%
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1...,47,48,49,50,51,52,53,54,55,56 58,59,60,61,62,63,64,65,66,67,...100
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