Contagem regressiva para o International Citrus Congress

Faltam duas semanas para o inicio do International Citrus Congress, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR). Muitos participantes já estão na expectativa em relação aos temas que serão debatidos e às pesquisas que serão apresentadas durante o evento. A semana promete ser intensa, com workshops, palestras e sessões plenárias. Entre os assuntos que serão discutidos pelos palestrantes, estão o mercado mundial de sucos cítricos; a gestão da água na citricultura, a pesquisa e melhoramente genéticos; os avanços na nutrição de solos; o controle de pragas de forma sustentável, e as estratégias de transgênicos para controlar o Huanglongbing (HLB).

Atuante no setor de citricultura e um dos membros do comitê de honra, Ademerval Garcia fala sobre a volta do evento ao País, depois de 32 anos. “O Brasil é o maior produtor mundial de laranja e suco de laranja. Isso significa que, pelo menos em tese, temos o melhor solo, o melhor clima, a melhor pesquisa, os melhores citricultores, as melhores industrias processadoras, a melhor logística, a melhor distribuição e a melhor qualidade porque o consumidor é cada vez mais exigente. Portanto, aomos o melhor lugar para congressos dessa atividade, onde os participantes podem ver, ouvir, se informar e criar relacionamentos produtivos.”

Sobre o futuro da citricultura, Garcia destaca que o País continuará sendo o maior produtor do mundo, embora com volumes menores e um produto mais caro pelo aumento dos custos internos. “O futuro da atividade deve considerar grande melhoria na qualidade da fruta in natura para o mercado interno e exportação, já que a fruta, em si, continuará a ser um grande atrativo, para consumo in natura e para produção de suco fresco diretamente nos pontos de venda”, diz.

Destaca, ainda, que outro fator de estabilidade é a diversificação, com a introdução de diferentes frutas para reduzir os custos e aproveitar a tendência de mix. “Não vejo porque temos que ser importantes apenas na laranja e não em maçã, uva, abacaxi e outras frutas. A pesquisa científica é fundamental nessa conversão e o Congresso uma grande oportunidade para isso”, conclui. O International Citrus Congress 2016 acontece de 18 a 23 de setembro, no Mabu Thermas Resort, em Foz do Iguaçu (PR).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *