Sistemas consorciados são destaque em evento do agronegócio

O Master Meeting Milho, evento de destaque no calendário agrícola, reuniu renomados especialistas e produtores rurais para discutir as últimas tendências e práticas no cultivo do milho. Entre os palestrantes de renome, o Conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Décio Karam, marcou presença no painel que abordou os Sistemas Consorciados.

O evento, realizado de 9 a 11 de agosto, em Sorriso (MT), proporcionou uma oportunidade única para interação, networking e atualização para a classe de agricultores do Mato Grosso e de todo o Brasil. Com uma programação abrangente, o Master Meeting Milho contou com temas relevantes para o sistema de cultivo, que incluíram discussões sobre milho safrinha, cultivos alternativos e estratégias para lidar com as incertezas climáticas.

Durante o painel dos Sistemas Consorciados, Décio Karam compartilhou expertise ao lado de Claudinei Kappes, da NEMABIO, e Flávio Jesus Wruck, da Embrapa Agrossilvipastoril. A discussão girou em torno de milho antecipado, alternativas para safrinha, outras culturas como algodão, gergelin, sorgo, girassol entre outras e como o uso de forrageiras pode se tornar uma alternativa viável para a produção de grãos, bem como a adoção do sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) como uma estratégia sustentável para a agricultura,

Ao comentar sobre a importância do evento e do painel no qual participou, Décio Karam ressaltou a necessidade de explorar novas abordagens na produção de milho. “O Master Meeting Milho foi um momento valioso para compartilhar conhecimentos e discutir práticas inovadoras. No painel dos Sistemas Consorciados, muito conhecimento foi difundido e as inovações científicas foram um destaque”, declarou.

O Conselheiro do CCAS também destacou a função do sistema de consórcio antecipado no enfrentamento dos riscos causados pelas incertezas climáticas: “Ao adotar estratégias que envolvam a integração de diferentes culturas, estamos aumentando a resiliência do sistema, reduzindo os impactos negativos e garantindo a sustentabilidade a longo prazo”.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicílio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:

Facebook:http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Instagram: https://www.instagram.com/conselhoccas/

LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/ccas-conselho-cient%C3%ADfico-agro-sustent%C3%A1vel/