Melhoramento genético e irrigação no ICC 2016

No Congresso Internacional de Citrus, que acontece até amanhã em Foz do Iguaçu (PR), a manhã desta quinta-feira foi de aprendizado sobre melhoramento genético e irrigação nas lavouras de citros. O pesquisador Fred Gimtter, da Universidade da Califórnia, falou sobre genoma, que acredita ser o futuro da citricultura. Em uma hora de palestra, fez um balanço da evolução das ferramentas de genoma nas últimas três décadas e discutiu o uso do sequenciamento genético para criar novos tipos de laranja de melhor qualidade.

Em seguida, o pesquisador Leandro Peña, da Fundecitrus, tratou do uso da genética para o combate ao HLB (Huanglongbing) ou Greening, a doença que mais preocupa pesquisadores e produtores de citros no mundo. Para ele, uma das formas de combate ao HLB seria a mudança da estrutura genética das laranjas para que elas aumentem a repelência e evitem os insetos vetores, transmissores do vírus. Peña falou ainda sobre pesquisas que analisam as folhas de laranja para criar linhas de plantas resistentes.

Outra discussão do dia foi o desafio da irrigação nas lavouras de citros. Danilo Luchiari, consultor do GTACC, um dos coordenadores do simpósio paralelo sobre irrigação, falou sobre as novas tecnologias e a aplicação da teoria nas ferramentas do dia a dia nas lavouras. Uma das novidades no ramo é o uso do DRIS (Diagnosis and Recommendation Integration System), um método de monitoramento, através das folhas, da nutrição e da saúde da planta. Essa técnica já é usada por grandes empresas e apresenta resultados positivos, alcançando altas produtividades.

O Congresso Internacional de Citrus segue até amanhã, no Mabu Thermas e Resort. Nesta sexta-feira, ainda ocorrem mais discussões sobre a influência das mudanças do clima nas lavouras, sobre a agricultura de precisão e a colheita mecânica no citros. A Editora Gazeta participa do evento, através das consultoras de marketing Gabriela Kaempf e Janaína Langbecker. Durante o evento, os visitantes podem conhecer o Anuário Brasileiro de Citros 2016, lançado este mês pela empresa.

gurias

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *