Congresso debateu o sistema de arroz irrigado no Brasil
O Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado aconteceu de 8 a 11 de agosto no Hotel Serrano, em Gramado (RS), em uma promoção da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), com realização do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Em sua décima edição, o evento reuniu as principais instituições de pesquisa na cultura do arroz irrigado do Brasil. “Oportunizamos a todos os participantes uma grande troca de informações e conhecimento das principais tecnologias desenvolvidas para o setor”, explica o presidente do Cbai, Ibanor Anghinoni.
A Editora Gazeta participou do evento, representada pelo jornalista Cleiton Evandro dos Santos, analista de mercado de arroz. Segundo o especialista, o conceito do congresso foi completamente diferente dos anteriores, porque não focou apenas a tecnologia da lavoura de arroz, mas os desafios do sistema de produção integrado lavoura e pecuária, incluindo o manejo de terras baixas para rotação com soja, pastagens e criação de gado. O programação ainda abordou o manejo das várzeas no inverno, uma nova e necessária tendência.
“O perfil de produto de arroz está mudando. Ele está deixando de ser um arrozeiro para ser um produtor de alimentos e isso exige carga tecnológica muito mais alta, pois precisa entender melhor o conjunto dos sistemas de produção”, destaca. Durante os quatro dias da programação, a Editora Gazeta circulou entre os participantes o Anuário Brasileiro do Arroz 2017 – tradicional publicação da empresa editada há 18 anos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!