O algodão no centro do palco
Ponto alto da programação anual da cadeia produtiva do algodão no Brasil, o jantar da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), conhecido como Anea Cotton Dinner and Golf Tournament, em sua edição de 2017, foi realizado entre os dias 14 e 16 de julho, no resort Malai Manso, em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Centenas de produtores, lideranças, empresários, traders, exportadores e importadores foram recepcionados pela equipe da Anea – liderada por Marco Antônio Aluísio, presidente da entidade à época do evento – para dias de congraçamento e avaliação do momento e das potencialidades do setor.
A exemplo de uma tradição já firmada ao longo dos últimos anos, o evento serviu de palco para o lançamento formal do Anuário Brasileiro do Algodão 2017, da Editora Gazeta. A publicação, que apresenta o perfil de produção e mercados da cotonicultura, constou na pasta oficial do evento, com a qual foram agraciados os participantes do Anea Cotton Dinner.
As atividades foram prestigiadas por inúmeras autoridades. Na abertura esteve presente o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, ele próprio produtor de algodão em Mato Grosso, que desejou boas vindas a todos os participantes e frisou a vocação do Estado para o agronegócio. Já na manhã de sábado houve palestra proferida pelo diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTex), Edmundo Lima, que apresentou o cenário atual do comércio varejista no que concerne à demanda de produtos têxteis. Dentre estes se destacam os artigos fabricados em algodão, cuja preferência segue acentuada junto aos consumidores.
Ao final da palestra um bate-papo reuniu, além de Lima, o presidente da Anea, Marco Antônio Aluísio; o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Arlindo Moura; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Fernando Pimentel; e o criador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, uma das maiores referências no mundo da moda no Brasil, que inclusive fizera ao longo da semana um tour por áreas de produção de algodão e se disse impressionado com a competência do setor. Na segunda-feira, dia 17, a presidência da Anea passou a ser ocupada por Henrique Snitcovski, da Dreyfus, e Marco Antônio, da trading ECOM, ficou na vice-presidência.
Nas reuniões foi enfatizado o plano de incremento na produção brasileira de pluma, em atendimento a demandas de clientes do exterior. A meta fixada pela cadeia, frisou Moura, é aumentar em cerca de 17% a área a cada ano nos próximos cinco anos, de maneira que ao final do período o País estaria cultivando cerca de 2 milhões de hectares – dobrando a área, uma vez que hoje planta menos de 1 milhão de hectares. No sábado à noite, o encontro culminou com o tradicional jantar, com entrega da premiação dos eventos esportivos realizados na parte da tarde.
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