Congresso no Rio coloca o Brasil no protagonismo do mercado de carbono

Com mercado regulado de carbono, Brasil avança em inovações como o mercado de metano, carbono de vegetação nativa e carbono do solo

Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes foi palco hoje de um dos anúncios mais esperados por todos os setores envolvidos com o mercado de carbono e com o desenvolvimento da economia verde no Brasil.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou a criação de um mercado regulado de carbono no país. “O ministro Paulo Guedes e eu criamos hoje o mercado regulado de carbono. Com inovações como o mercado de metano, carbono de vegetação nativa e carbono do solo, alinhado com o modelo produtivo brasileiro, e o carbono azul, relacionado à indústria naval. Essa regulamentação permitirá a negociação desses ativos no mercado global”, disse na plenária de abertura do evento.

O Brasil será, a partir de hoje, protagonista em soluções para o meio ambiente, e assume uma posição de liderança em segurança energética e climática no mundo, segundo o ministro Paulo Guedes. “Vamos nos tornar referência em sustentabilidade”, afirmou, “Somos a maior fronteira de investimento energético do mundo e temos a energia mais limpa do mundo.”

Ainda durante a manhã, o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, deu informações sobre o lançamento de um fundo de R$ 50 milhões ligado ao mercado de carbono e a assinatura de um acordo com o Banco Mundial, relacionado ao tema.

Representantes do mercado de capital discutiram a necessidade de modernização, regulamentação e transparência, com atenção crescente às questões ambientais. O papel dos bancos nessa transição para um futuro mais verde também foi tema de debate. Ao conciliar preservação de recursos com geração de riquezas, a agenda de sustentabilidade está entre as principais prioridades do setor financeiro brasileiro e internacional. E as instituições do segmento têm papel fundamental a cumprir na transição para uma economia de baixo carbono.

Durante o congresso, também foram discutidas iniciativas para reduzir emissões de gases de efeito estufa e soluções para um futuro mais verde nos setores de infraestrutura, saneamento, seguros e serviços

O evento vai até o dia 20, com 8 paineis por dia, em quatro salas temáticas, além das discussões plenárias, no Jardim Botânico no Rio de Janeiro.