NovoAgro pretende chegar a R$ 3 milhões em captação e expandir ainda mais o agronegócio brasileiro em 2022

A venture builder mineira possui 12 startups em seu portfólio e pretende chegar a 20 até o final do ano, sendo uma grande ponte entre produtores e tecnológica no Brasil

Em junho de 2020 a porteira de Belo Horizonte se abriu para uma nova corporate venture builder, a NovoAgro Ventures, com foco em soluções tecnológicas para o agronegócio, as chamadas agritechs, startups com soluções para o agro.

A NovoAgro Ventures surgiu da união de forças da Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), maior federação de agricultura e pecuária do país, com o Grupo FCJ, maior rede de venture building da América Latina. Juntas, além de serem as maiores acionistas da venture builder, criaram a NovoAgro para ser uma ponte entre produtores rurais, agroindústrias e soluções tecnológicas, de uma forma estruturada através do mapeamento de ambas as partes.

O reflexo dessa força está nos números. A NovoAgro Ventures pretende encerrar o ano de 2022 com R$ 3 milhões em captação, e a terceira rodada será aberta em 2024. Atualmente a venture builder tem, em seu portfólio, 12 startups e pretende chegar a 20 até o final deste ano.

Com um modelo de investimento focado no Smart Money onde a rede de investidores não entra apenas com recurso, mas também com know how, outro grande diferencial da NovoAgro está na rede de investidores. São mais de 80 que tem paixão pelo agronegócio e com isto contribuem de maneira efetiva no sucesso das start-ups.

Além da rede de investidores com foco em agronegócio a NovoAgro tem como principal ativo a conexão com o mercado alvo da startup e a oportunidade de validação do modelo de negócio das empresas, o product market fit, com acesso a produtores e agroindústria. Este é um dos maiores desfiais de qualquer empresa em seu estágio de validação e a capacidade de gerar escala com acesso ao mercado.

Exemplificando essa questão: 90 % dos produtores rurais brasileiros são pequenos e médios e tem maiores desafios para acesso as novas tecnologias e é nesse seguimento que atuamos principalmente, entendendo seus desafios, encontrando soluções e fazendo a conexão e acompanhando os resultados, gerando aumento de produtividade, diminuição de custos sempre com foco na sustentabilidade ambiental social e também econômica. A NovoAgro tem como principal propósito gerar valor pra cadeia produtiva do agro principalmente para o pequeno e médio produtor rural que é a grande base de produtores do sistema FAEMG.

“A NovoAgro é um ecossistema de soluções para o agronegócio onde temos produtores rurais, agroindústria, técnicos e investidores todos com o propósito de aumentar a produtividade de toda cadeia do agronegócio de maneira sustentável.”, afirma Leonardo Dias, CEO da NovoAgro.

Sobre a NovoAgro Ventures

A NovoAgro Ventures é uma corporate venture builder com foco em soluções para o Agronegócio, as chamadas agritechs (startups com soluções para o agro). A CVB mapeia desafios (dores) da agroindústria e dos produtores rurais e investe em empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo soluções para esses problemas. Tem como acionistas o Sistema Faemg, a maior Federação de Agricultura e Pecuária do país, além de cerca de 80 investidores do setor do agro e a FCJ Venture Builder, pioneira no ramo de venture builder na América Latina, e está presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.