One Agro 2022 vai debater a transformação no setor

Grande evento idealizado pela Syngenta em 2019, o One Agro deverá acontecer novamente de forma presencial em 2022, reunindo grandes líderes do setor, conforme seu propósito inicial, e tendo o conceito de transformação como tema central. O evento está marcado para os dias 7 e 8 de junho, tendo como local o Royal Palm Hall, em Campinas, São Paulo, com um publico previsto de mil pessoas, todas lideranças protagonistas da transformação a ser debatida.

A iniciativa, conforme disse nesta semana André Pozza, head de Marketing da Syngenta, nasceu diante da necessidade e do propósito de reunir e propiciar fórum das principais lideranças do setor, para debater temas relevantes e sua conexão com a sociedade. Desde logo, segundo ele, “foi um marco, com intensa participação dos mais expressivos líderes do setor, que avaliaram questões de importância, como tecnologias, formas de financiamento e, de modo especial, sustentabilidade, onde inclusive foi encaminhado compromisso precursor de se crescer sob esta base”.

Em 2020, devido à pandemia, não foi possível a sua realização, mas em 2021 retornou de forma virtual, com a discussão voltada em especial à inovação, assim como à educação e sustentabilidade. “Já em 2022 estamos voltando com muita energia ao formato presencial, com agenda robusta sobre transformação do setor, com o protagonismo de sua lideranças”, acentuou Pozza.

As análises deverão englobar quatro pilares, a começar novamente pela sustentabilidade, focando entre outras questões as diretrizes ESG e barreiras não alfandegárias. Terão destaque também a logística com os seus desafios, o mercado financeiro com temas como financiamento privado, seguros e recursos externos, e, por fim, os novos modelos de negócios que impactam o segmento.

Estão confirmados em torno de mil participantes, que representam boa parcela (40%) do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e um terço da área cultivada no País, ou a metade, se considerado o principal produto (a soja). Conforme o dirigente da Syngenta, vai mobilizar os grandes produtores, agroindustriais, distribuidores de insumos, pesquisadores, influenciadores, entre outros. E está assegurada a presença de importantes palestrantes e painelistas, do País e do exterior, especialistas nos temas do evento, começando com a abertura no dia 7, por meio do presidente da Embrapa, Celso Amoretti.