Ações conjuntas buscam valorizar a produção de erva-mate
Capacitação, assistência técnica de boas práticas agrícolas na produção de erva-mate para produtores, tarefeiros, viveiristas e para monitoramento de unidades de referência como fim social. Esse é o objetivo geral do Programa Gaúcho para a Qualificação e Valorização da Erva-Mate. O lançamento ocorreu na tarde dessa terça-feira, durante a 17ª Expoagro Afubra, que está ocorrendo em Rincão Del Rey, Rio Pardo.
O programa será desenvolvido de forma conjunta pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismos (SDR) e Emater/RS-Ascar. O engenheiro florestal da Emater/RS-Ascar, Antônio Borba, explicou o programa e as ações que serão desenvolvidas para alavancar toda a cadeia produtiva de erva-mate do Rio Grande do Sul. “O programa foi lançado dada a importância cultural, social, econômica e alimentar da cadeia produtiva da erva-mate como um todo”, frisou.
O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, fez o lançamento institucional. “O programa é uma representavidade do Estado, sim”, salientou, acentuando que a SDR é a mentora e a Emater será a executora do programa e que a sua pasta buscará a parceria de outras secretarias estaduais e de entidades como as federações e os sindicatos de trabalhadores e rurais para o resgate de uma cultura de tradição como é a erva-mate.
Outras lideranças, como o vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e coordenador da feira, Marco Antônio Dornelles, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul e representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) Renato Goerck, o presidente da Emater/RS-Ascar Clair Kuhn, e o deputado estadual Edson Brum (PMDB), foram unânimes em salientar a importância do programa.
Eles defenderam também, além do aumento da produtividade, a busca de novos mercados para comercialização, principalmente o mercado interno, novos produtos e subprodutos à base de erva-mate, pois a cultura é fonte de renda para diversos pequenos produtores, bem como, representa uma importância econômica significativa para os municípios e o estado.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!