Tecnologia à base de ozônio garante eficiência e segurança na desinfecção de ovos

As exigências quanto a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor é um fator que tem crescido no mercado e gerado impacto nos processos de produção de diferentes segmentos. No caso da indústria de ovos não é diferente. Cada vez mais os procedimentos usados pelo setor e seus impactos na saúde humana são analisados e questionados.

O processo de desinfecção de ovos, por exemplo, é importante para diminuir ou eliminar riscos de contaminações por microrganismos, mas em muitos casos é feita com o auxílio de produtos químicos que podem gerar danos para o consumidor. Buscando oferecer uma opção segura e eficaz, a CASP, uma das maiores indústrias de máquinas e equipamentos para avicultura, suinocultura e armazenagem de grãos do Brasil, oferece ao mercado uma solução que proporciona, por meio da aplicação de ozônio, a desinfecção de ovos.

Inédita no Brasil, a tecnologia revoluciona a forma de tratamento, até então utilizada com reagentes químicos, principalmente nos incubatórios. Comprovadamente eficaz, o Ovoxx reúne em um só produto qualidades que o destacam no mercado. “O Ovoxx é um produto que une a eficiência e a segurança, pois não é agressivo ao operador, dispensando o uso de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) em sua aplicação, além de promover a desinfecção automática dos ovos”, explica o engenheiro da Casp, Fernando Henrique Dorigan.

De acordo com testes realizados pela equipe da Casp em incubatórios, após a instalação do Ovoxx foram registrados aumentos de eclosão consideráveis e maior pintos de primeira e diminuição de pintos de segunda. “O ganho na eclosão de pintos pode superar, em alguns casos, 1%, mantendo a qualidade da desinfecção dos ovos e pintinhos”, completa Fernando.

O produto atende todas as normas do Ministério do Trabalho e foi desenvolvido para ser instalado em qualquer incubatório, e pode, também, ser utilizado em diversos outros setores da granja como fumigador, sala de ovos, sala de nascimento, de transferência, laboratório, expedição de pintos e, até mesmo, no caminhão de transporte.

“O Ovoxx oferece a empresa maior relação custo-benefício do que as demais opções existentes no mercado, pois com a instalação dele podemos parar de utilizar todos os produtos químicos, utilizando para limpeza apenas sabão neutro. O uso do formol gera gastos com a compra do produto, funcionários para manuseio, local de armazenamento, EPI`s, além do risco de incêndios e alto consumo de energia com as panelas de queima de formol, custos que podem ser redirecionados a outros investimentos, que aprimorem a qualidade da produção”, finaliza Fernando.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *