Setor de cafés especiais ganha plataforma com cursos de capacitação

BSCA School permitirá processo constante de evolução e qualificação para produtores, profissionais e consumidores do segmento

O nicho de cafés finos do Brasil ganha uma ferramenta para possibilitar um processo constante de evolução e qualificação de seus atores, dos produtores aos profissionais dos demais segmentos e consumidores. A Associação Brasileira de Cafés Especiais desenvolveu a BSCA School, uma plataforma que disponibiliza diversos cursos on-line voltados ao setor.

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, explica que a expertise adquirida por meio de parcerias internacionais permitiu que a entidade realizasse a formação, de acordo com as normas globais, de diversos profissionais no país.

“Já qualificamos diversas pessoas em várias áreas, passando da produção até a análise sensorial da bebida. Agora, preparamos algo interativo, dinâmico e com a cara do Brasil. Através da flexibilidade dos cursos on-line, os interessados poderão se capacitar, no seu ritmo, por meio dos protocolos de cafés especiais da BSCA, que consideramos os mais adequados para nosso país”, comenta.

Hoje, a Associação disponibiliza os primeiros três cursos da BSCA School. “Introdução aos cafés especiais”, ministrado por Vanusia e por Douglas Martins, Q-grader certificado pelo Coffee Quality Institute (CQI) e juiz BSCA, que é voltado a quem deseja melhorar a qualidade ou iniciar a produção de cafés especiais. O objetivo é fazer a imersão dos alunos no mundo dos grãos de excelência, transmitindo os pontos que compõem a cadeia produtiva, desde a fazenda, passando pelos concursos de qualidade até a comercialização.

A educadora e consultora em cafés, Adriana Valinhas, barista e brewer profissional formada pela SCA´s Education, conduzirá o “Curso Básico – Métodos de Preparo”, que apresentará os fatores influenciadores da qualidade e do sabor da bebida através da experimentação de diferentes métodos de preparo do café. Os alunos conhecerão a influência da qualidade da água, nível de torra, frescor, tipo de moagem, armazenamento, tempo de extração, entre outros na elaboração de uma boa bebida e também terão acesso aos métodos de preparo na Hario V60, Prensa Francesa e cafeteira italiana (Moka).

O “Curso Básico de Barista” será ministrado por Simoni Yamaguty, instrutora, educadora e barista licenciada pela SCA em Sensory Skills Professional. Os alunos serão apresentados aos principais fundamentos do preparo de café espresso e cappuccino, recebendo conhecimentos sobre os componentes de uma máquina, como operá-la e realizar a limpeza, entender as ferramentas e para que servem no dia a dia desse profissional, além de entenderem quais as variáveis que podem influenciar no preparo da bebida.

Todos os cursos são on-line e os formandos receberão um certificado digital, que será emitido ao final das avaliações para aqueles que alcançarem a nota mínima das provas. Os interessados podem obter mais informações e realizar as matrículas através dos links disponibilizados abaixo.

SERVIÇO
Curso: “Introdução aos cafés especiais”
Inscrição: https://bit.ly/3luxIO3
Duração: 2h40 – 39 aulas

Curso: “Básico – Métodos de Preparo”
Inscrição: https://bit.ly/3nB9dRS
Duração: 1h20 – 22 aulas

Curso: “Básico de Barista”
Inscrição: https://bit.ly/39a8qyH
Duração: 1h30 – 28 aulas

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Imprensa
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br