Philip Morris Brasil celebra 50 anos com o tema “Em busca da nossa melhor versão”

Companhia reforça o compromisso com o Sul do País, onde iniciou suas operações em 1973,
como parte importante do processo de transformação vivido pela empresa
O ano de 2023 é marcante para Philip Morris Brasil: a companhia comemora 50 anos de atuação no País, com uma história iniciada em Santa Cruz do Sul (RS), em 1973, com a compra da Companhia de Fumos Santa Cruz.
Nessas cinco décadas, a empresa cresceu em abrangência e importância dentro das operações globais da companhia e hoje tem, em Santa Cruz do Sul, uma das operações mais completas do mundo, desde a compra e processamento de tabaco até o produto para consumo. O município centraliza a fabricação de cigarros da empresa desde 1999, em uma unidade responsável por abastecer mais de 140 mil pontos de venda em todo o território nacional.
Essa história de sucesso inclui o apoio a milhares de produtores de tabaco que possuem contrato de fornecimento assinado com a empresa. Além disso, a companhia emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas em todo o Brasil, sendo grande parte delas no Rio Grande do Sul.
“A Região Sul como um todo e, especialmente, o Vale do Rio Pardo, fazem parte de nossa história e passam a ter um papel cada vez mais relevante. A partir de nossa atuação no Rio Grande do Sul, trabalhamos para um futuro sustentável para toda a cadeia produtiva, pilar da nossa transformação rumo a um futuro sem fumaça”, afirma Diego Martinez, diretor de Operações da Philip Morris Brasil.
O executivo destaca a iniciativa global da companhia no sentido de desenvolver e comercializar produtos sem fumaça e de risco reduzido, a exemplo do IQOS, produto de tabaco aquecido. A empresa estima que aproximadamente 19,4 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o produto e pararam de fumar.
“Nosso principal produto de risco reduzido contém tabaco e vem gerando impactos positivos nas exportações brasileiras dessa matéria-prima. Temos potencial de elevar a capacidade produtiva de nossa fábrica, gerando mais investimento e desenvolvimento para a Região”, destaca Martinez.
Expansão dos investimentos no Sul
O grande salto dos investimentos da Philip Morris Brasil na Região Sul ocorreu a partir de 2010, quando a empresa anunciou a expansão dos seus negócios e o início da compra direta de tabaco de milhares de pequenos produtores. Essa iniciativa possibilitou não só o suprimento da demanda local, como ainda exportar o tabaco para outras afiliadas ao redor do mundo.
Em 2013, a empresa concluiu um investimento de R$ 124 milhões para unificar as etapas produtivas e instalou em Santa Cruz do Sul um dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento mais modernos do mundo. A fábrica abastece tanto o mercado nacional quanto o internacional.
Compromisso com as boas práticas de gestão ambiental, social e de governança (ESG)
  • A PMB está conectada a uma rede de 21.337 famílias produtoras de tabaco, incluindo fornecedores diretos e terceiros beneficiadores de tabaco. A empresa tem o compromisso de melhorar o bem-estar socioeconômico das comunidades produtoras. Entre 2021 e 2022 foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões em programas socioambientais.
  • Entre eles se destacam os programas de Boas Práticas Agrícolas (GAP) e Práticas Laborais Agrícolas (ALP), com diretrizes para todos os produtores, nos quais constam requisitos a serem cumpridos nas áreas da sustentabilidade, qualidade do tabaco, segurança do trabalho, entre outros pontos. Técnicos de campo da empresa treinam, informam, orientam e monitoram o cumprimento dessas diretrizes.
  • A PMB também conta com o Responsible Leaf, programa que oferece um diagnóstico socioambiental personalizado das propriedades produtoras de tabaco, o que permite identificar as necessidades de cada produtor e definir ações de capacitação, boas práticas e tecnologias a serem implementadas, entre outras melhorias de gestão.
  • Comprometida com a preservação da biodiversidade, a empresa trabalha em parceria com a Embrapa e os produtores rurais no Projeto Auéra, voltado à produção sustentável de tabaco no Sul do Brasil, que inclui a adoção de modelos e estratégias de uso responsável da agrobiodiversidade. Também possui o Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, a iniciativa tem por princípio a produção ecológica de alimentos, baseada em aspectos culturais, étnicos, ambientais, alimentares, econômicos e medicinais.
  • A unidade de Santa Cruz do Sul incorpora práticas de referência em sustentabilidade, aliando alta eficiência à responsabilidade socioambiental. Em 2022, conquistou a certificação de carbono neutro, resultado de diversas iniciativas de neutralização das emissões provenientes das operações. Além disso, a unidade foi a primeira de toda a PMI a receber a Certificação da Alliance for Water Stewardship (AWS), em 2018, em reconhecimento à gestão dos recursos hídricos. Em 2021, a fábrica alcançou o mais elevado nível da certificação reconhecida globalmente, o AWS Platinum.
  • A PMB também tem iniciativas para mitigar o impacto dos resíduos pós-consumo. A campanha “Nosso Mundo Não é um Cinzeiro” foi lançada no Brasil em 2022, com o objetivo de conscientizar e promover uma mudança de comportamento em relação ao descarte inadequado das bitucas de cigarro. Inclusive, com site exclusivo em português (www.naoeumcinzeiro.com.br), com informações sobre o impacto ambiental do descarte inadequado desses resíduos. Também inclui a instalação de 100 bituqueiras interativas em locais públicos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
  • Em outra frente, a Philip Morris Brasil realizou a compensação ambiental de aproximadamente 1,8 mil toneladas de resíduos nos anos de 2021 e 2022 (843,75 toneladas em 2021 e 925,72 toneladas em 2022), correspondentes ao papel e plástico das embalagens de cigarro, descartadas após o consumo. Esse volume corresponde a 22% do peso total das embalagens colocadas à venda no mercado brasileiro pela PMB durante o mesmo período.
  • A empresa acredita que a diversidade de pensamentos, experiências e perspectivas enriquece o ambiente de trabalho e impulsiona a inovação, fortalecendo assim a capacidade de enfrentar desafios de maneira mais abrangente. Desta forma, seu programa de Diversidade e Inclusão conta com quatro pilares: comprometimento da liderança, engajamento externo, talento diversificado e ambiente de trabalho inclusivo. Em 2022, a empresa realizou seu primeiro censo demográfico de inclusão e diversidade, o que possibilitou entender melhor sua população. Os resultados do levantamento são fundamentais para traçar as melhores iniciativas e planos de ação para a inclusão e equidade de todos independentemente de gênero, raça, orientação sexual, identidade de gênero, condição física ou deficiência, entre outras características.
  • No Brasil, a PMB foi a primeira empresa a receber a certificação EQUAL – SALARY, por remunerar igualmente homens e mulheres por trabalho equivalente. O Selo foi concedido pela Equal Salary Foundation, organização independente com sede na Suíça, fundada em 2010. A certificação consolidou seu compromisso de construir uma cultura inclusiva e diversa, que respeita e valoriza igualmente todo colaborador.
  • Outros destaques são os grupos de afinidade formados por colaboradores voluntários que celebram e fortalecem a diversidade na organização. Entre esses grupos estão o Stripes, que desde 2017 contribui para atrair e reter talentos LGBTQIA+; o Empower#Her, formado em 2019 para promover a equidade de gênero; o ACIM, que desde 2021 promove a inclusão de pessoas com deficiência e falar sobre acessibilidade; e do Raízes Embrace, também formado em 2021, para atuar diretamente em temas relacionados a equidade e inclusão de pessoas negras no ambiente corporativo.
Os detalhes sobre a atuação da Philip Morris Brasil na área de ESG (meio ambiente, social e de governança) pode ser conferida na nova edição do Relatório de Sustentabilidade (philip-morris-brasil-esg-report-2023.pdf (pmi.com), lançado pela empresa no último mês de agosto.
Sobre a Philip Morris Brasil
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 10.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há 50 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 30 de junho de 2023, 80 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 19.4 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 35,4% da receita líquida total da PMI para o segundo trimestre de 2023. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com.