“O Reino de Agrus” busca aproximar a população brasileira, em especial as crianças, do agronegócio brasileiro
Audiobook retrata, de forma lúdica, a estória de um povo que tem a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência
Usar o lúdico para ensinar. Esse é o objetivo do audiobook “O Reino de Agrus”, um projeto encabeçado e produzido pelo “Todos a Uma Só Voz”, movimento que conta com a participação de diversas entidades do agronegócio para unir toda a cadeia produtiva em uma única plataforma de comunicação.
“O Reino de Agrus” é uma estória que conta a lenda de um povo o qual tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. É um storytelling que narra o cotidiano dos personagens e suas atividades que buscam ajudar o povo do reino, com soluções que são originadas do Agro.
“Quando iniciamos os projetos do Movimento tínhamos em mente que era necessário pensar em uma ação direcionada às crianças e aos jovens, visando aproximá-los do setor, com informações relevantes e que mostrassem a importância do Agro para a vida de toda a sociedade. Assim nasceu a ideia de levarmos, por meio do conto de fadas, essa mensagem às novas gerações”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, que é diretor da RV Mondel e também vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), uma das entidades que apoiam o movimento.
Na fase de pesquisas, planejamento e construção do Movimento, foram entrevistadas crianças, que foram questionadas sobre como são produzidos o leite de caixinha e a batata frita. As respostas, invariavelmente se limitavam a dizer “a mamãe compra no mercado”, mas não mencionavam a plantação e colheita da batata no campo e nem tampouco a ordenha das vacas, o que reforçou a importância de uma ação direcionada a esse público.
Com o desenvolvimento do projeto, percebeu-se que a estória acaba cativando não só as crianças, mas também os adultos. “Entendemos que essa é uma forma lúdica de transferir conhecimento e informação baseada em pesquisa para todos os brasileiros, qualquer que seja a faixa etária, classe social ou a ocupação profissional”, destaca Nicodemos.
A estória é contada em capítulos, que são baseados em uma cultura agrícola, um tipo de rebanho ou um segmento específico do Agro. Além disso, abordará temas como sustentabilidade, meio ambiente e segurança alimentar, com uma linguagem leve e envolvente.
“O audiobook se tornou um poderoso recurso para ensinar as crianças e os jovens sobre a importância que o Agronegócio tem em nossas vidas. Ao mesmo tempo em que é uma forma de destacar e valorizar o trabalho do campo, especialmente o dos pequenos e médios produtores”, afirma Nicodemos.
Primeiro episódio no ar
Com o objetivo de apresentar os personagens e contar um pouco sobre as atividades do Reino, o primeiro episódio traz uma introdução sobre a estória e conta sobre o estranho sonho do Rei Amós, um líder responsável e muito cuidadoso com seu povo.
Preocupado, o Rei chama o seu conselheiro, o Mago Antares, um senhor muito inteligente e que sempre tem a solução para os problemas, para ajudá-lo a decifrar seu sonho e entender se deveria se preocupar com a mensagem.
Além disso, a estória ainda conta com outros personagens, como a Rainha Ester, uma mulher negra e caridosa com a população carente, que criou programas de apoio às mulheres; o João Bovis, um pecuarista que tem propriedades com diversos rebanhos: gado de corte, gado de leite, suínos e aves e atua em diversas associações, mas tem aversão por coisas novas e a Maria do Campo, uma produtora rural que cultiva grãos e hortifrútis, também atuante no mercado e entidades, mas com pensamentos modernos.
Quem se interessar em conhecer e acompanhar as aventuras dos moradores de “O Reino de Agrus”, pode acessar o site do “Todos a Uma Só Voz” e conferir o primeiro episódio, que já está disponível em: https://todosaumasovoz.com.br/site/capitulo-1-o-sonho/.
Sobre o Movimento “Todos a Uma Só Voz”
Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para conectar o agronegócio e o consumidor final. Ele reúne as principais lideranças do setor e tem uma atuação diversificada que trazem maior empatia por quem atua no campo.
O Movimento conta com o apoio institucional da ABAG, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRALEITE, AMA BRASIL, ANDAV, ASBRAM, FENEP, IBÁ e SNA. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca, RCom, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Tem diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.
Para saber mais sobre o movimento, acesse: http://www.todosaumasovoz.com.br.