Leilões negociam apoio ao escoamento de mais de 300 mil toneladas de milho

Dando continuidade às ações de sustentação de preços aos produtores de milho, novos leilões de apoio ao escoamento do grão foram realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nessa quinta-feira, dia 6. As operações contemplaram os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde o preço de mercado está abaixo do mínimo calculado pelo governo federal.

No leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), foi negociada subvenção para venda e escoamento de 237,94 mil toneladas de milho de Mato Grosso. Ao todo, foi ofertado prêmio para 720 mil toneladas: 240 mil toneladas para Mato Grosso, 240 mil toneladas para Mato Grosso do Sul e 240 mil para Goiás e Distrito Federal.

Já o Prêmio para o Escoamento (PEP) comercializou apoio para 70 mil toneladas de milho, sendo 60 mil de MT e 10 mil de MS. A operação, voltado às indústrias, ofereceu prêmio para escoamento de 180 mil t de milho, sendo 60 mil t para Mato Grosso, 60 mil t para Mato Grosso do Sul e mais 60 mil toneladas, distribuídas entre Goiás e Distrito Federal.

Além das operações de ontem, desde abril a Conab ofertou Pepro para 4,3 milhões toneladas de milho de MT, com prêmio arrematado para 2,52 milhões. Também foi oferecido, por meio de leilão público, PEP para 3,28 milhões de t do mesmo estado e negociado prêmio para 1,71 milhão de toneladas.

Outros dois leilões de Pepro e PEP já estão marcados para a próxima quinta-feira (13). Na ocasião, será ofertado Pepro pela venda e escoamento de 880 mil toneladas de milho em grãos, safra 2016/2017 e 2017 a produtores de MT, MS, GO e DF. O de PEP será para o escoamento de 320 mil toneladas de milho em grãos dos mesmos estados.

Estas operações foram autorizadas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) no começo de abril, por meio de portarias interministeriais, e têm a finalidade de garantir preço ao produtor de milho e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.
Confira os resultados completos dos leilões realizados nessa quinta-feira (6):
PEP: Aviso Nº 133
Pepro: Aviso Nº 134
Para acessar os avisos das próximas operações, clique aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *