Irani Papel e Embalagem promove apicultura em áreas florestais de Campina da Alegria

Empresa produz mel em parceria com a Sulmel e doa parte do produto para a comunidade de Santa Catarina em projetos socioambientais

Créditos: Divulgação Sulmel

Há mais de uma década, a Irani Papel e Embalagem, uma das líderes brasileiras do setor de papel e embalagem, destina cerca de 2,75 hectares de florestas nativas localizadas na Campina da Alegria, em Vargem Bonita (SC), para a realização de apicultura em parceria com a Sulmel, uma das principais produtoras de mel de Santa Catarina. São mantidas até 500 colmeias ao longo do ano, resultando na extração de cerca de 7,5 mil quilos de mel durante o ciclo.

O projeto está alinhado ao compromisso da Irani Papel e Embalagem com o desenvolvimento sustentável para a construção de uma economia verde, mantendo, ainda, um relacionamento saudável entre a apicultura, o meio ambiente e a sociedade. “O desenvolvimento do projeto está alinhado com os objetivos da certificação do manejo florestal que busca o uso múltiplo de produtos e serviços da floresta, incentivando um manejo florestal consciente e adicionalmente a conservação da biodiversidade local. A iniciativa é um exemplo das ações que a Irani promove no que diz respeito à proteção dos recursos naturais”, afirma Juliano Souza, Coordenador de Planejamento Florestal da Irani.

De acordo com José Valcir Stanga, fundador e proprietário da Sulmel, os apiários são instalados durante a floração e a coleta é realizada no período de abril a setembro, melhores meses para a extração do mel. “É com grande satisfação que mantemos esta parceria com a Irani há tanto tempo. A polinização cumpre um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das florestas, o que garante sua maior produtividade, fortalecendo a sustentabilidade das abelhas e, assim, com uma maior oferta de recursos para as colmeias, temos um ganho na produção do mel”, afirma José Valcir.

Além de contribuir com o desenvolvimento do meio ambiente, o projeto também está atrelado a iniciativas que envolvem as comunidades do entorno e demais stakeholders, que recebem o mel durante a participação destas ações sociais.

As florestas nativas da Irani em Campina da Alegria (SC) também exercem um importante papel no desenvolvimento de ações de educação ambiental e conscientização ecológica. Desde 2008, a Irani promove a sua tradicional visita guiada na Trilha Ecológica dos Xaxins. Localizada dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Prof. Yara C. Nicoletti, criada pela portaria nº83/2018, a reserva está situada na Vila Campina da Alegria – Vargem Bonita (SC) e conta com 285 hectares de floresta nativa bem preservada.

A visita, voltada a escolas e ao público em geral, conta com um trajeto de 2,5 km em meio a mata nativa típica de Mata de Araucária. Nela é possível ter contato com árvores centenárias, muitas ameaçadas de extinção, e com um pouco de sorte é possível ver animais comuns da região como tatus, quatis, veados, macacos, graxains e diversos tipos de aves.

Os participantes recebem informações sobre os projetos de monitoramento ambiental da Irani, a importância das interações ecológicas e o papel de cada um nas ações de preservação ambiental. Além do aprendizado, os participantes também ganham um pote de mel produzido nas áreas da Irani. No momento, o projeto encontra-se temporariamente interrompido por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas a previsão é que seja retomado em breve.

Sobre a Irani – Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional Grupo Empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens de papelão ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de papel para embalagens (rígidas e flexíveis). Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade.  A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC).