Expoagro AFUBRA: soluções em tecnologia e controle biológico de praga atraíram visitantes para estande da JTI
Quase 2 mil pessoas visitaram diariamente o espaço onde protótipo em miniatura da estufa Chongololo, que auxilia o dia a dia no campo, foi a atração
Com um estande voltado a atender os produtores rurais, sejam eles de tabaco ou não, os colaboradores da JTI receberam cerca de 2 mil pessoas por dia ao longo do período da Expoagro.
“A JTI tem como modelo de negócio ter o produtor no centro de tudo que faz. Entendemos que a feira é uma ocasião de se aproximar do produtor e fazer disso uma realidade”, afirma Mauro Luiz Feuerborn, gerente do ADET.
A prioridade para a JTI no evento foi apresentar soluções tecnológicas relacionadas à cura do tabaco. A empresa mostrou opções que aumentam a economia de energia e de lenha utilizadas no processo, proporcionando também a redução de mão de obra e, consequentemente, redução nos custos de produção.
Em outro ponto interno da exposição, a equipe do ADET fez demonstrações sobre a eficácia do controle biológico de pragas. Durante esses quatro dias, visitantes colheram informações e viram um comparativo de uma amostra de tabaco afetado pelo que popularmente se chama de traça do fumo (nome científico Ephestia elutella) em relação a outra amostra de tabaco com o controle feito naturalmente pela vespa parasitóide, seu inimigo natural.
“Outro ponto positivo da feira foi poder expandir o contato com os agricultores. Tivemos a visita de produtores que não são integrados à JTI. Muitos conheceram e se surpreenderam com o efeito do controle da EFET dentro do paiol”, comenta Dionatan Edié Hermes, supervisor de treinamentos e projetos agroambientais da JTI.
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.