Empresas firmam parceria para estimular diversificação de culturas e agregação de renda

Através do programa, agricultores têm acesso a sementes de milho de qualidade e suporte agronômico.

A Alliance One International anunciou que sua subsidiária brasileira, a Alliance One Brasil (AOB), estabeleceu uma parceria com a Bayer CropScience para fornecer sementes de milho de qualidade e suporte agronômico a seus produtores de tabaco integrados no país. Por meio da iniciativa, a AOB objetiva auxiliar seus produtores a diversificar suas fontes de renda, através do fortalecimento da qualidade de uma cultura complementar ao tabaco.

“Aproximadamente 75% de nossa base de produtores integrados no Brasil produz milho junto com tabaco. Ao fornecer um pacote tecnológico de alta qualidade para o grão, estamos auxiliando o agricultor com uma ferramenta adicional para melhorar a qualidade e o rendimento desta cultura”, salienta Hélio Moura, diretor global de Agronomia da Alliance One.

Ao longo de 2020, a AOB implementou um projeto piloto com 2,3 mil produtores para avaliar o interesse de participação em um programa futuro. A iniciativa teve alto nível de aceitação por parte dos agricultores, com retornos positivos sobre as orientações adicionais relacionadas ao milho, além da assistência técnica do tabaco. Assim, a equipe disponibilizará a iniciativa a todos os produtores interessados ao longo de 2021. Nos próximos três anos, a empresa pretende expandir o programa para outras culturas dentro do Brasil e estará avaliando como ele pode ser compartilhado às demais operações globais da companhia.

“Uma das prioridades da Alliance One é o fomento de iniciativas que possam promover mais rentabilidade aos produtores rurais. Ao fornecer o apoio necessário para melhorar as culturas que já estão sendo produzidas, estamos capacitando nossos produtores integrados com as ferramentas de que precisam para diversificar suas receitas e criar uma fonte adicional de renda. Além disso, a diversificação de culturas está se tornando cada vez mais importante à medida que padrões climáticos extremos afetam a produção das safras. Estamos entusiasmados com este projeto e com o potencial de escaloná-lo em nível global no futuro”, acrescenta Moura.

 

Sobre Alliance One International, LLC

A Alliance One International, LLC é um fornecedor independente líder no mercado de tabaco em folha. Trabalhando com produtores de tabaco em 20 países ao redor do mundo, a companhia é reconhecida pela produção sustentável e rastreável de tabaco em folha. Para obter mais informações, visite www.aointl.com.

 

Sobre a Alliance One Brasil

A Alliance One Brasil produz tabaco em mais de 350 municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Suas unidades fabris estão instaladas nos municípios de Araranguá, em Santa Catarina, e em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, município que também sedia a matriz da empresa no Brasil. Possui também unidades de compra de tabaco nos municípios de Lontras, Canoinhas e Pinhalzinho, em Santa Catarina; além de Rio Azul, no Paraná. Em 2020, o Centro de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento da empresa em Passo do Sobrado (RS) passou a denominar-se Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão, tornando-se referência mundial da companhia para pesquisas agrícolas, desenvolvimento de novas técnicas de produção de tabaco, melhoramento de plantas e produção de sementes, além de sediar eventos técnicos para colaboradores, clientes e produtores. Anualmente, a AOB conta com cerca de 3 mil empregados diretos, entre mensalistas, horistas e aprendizes, em todas as suas estruturas.