Começa a contagem regressiva para a Expoagro

Texto: Michelle Treichel, Jornal Gazeta do Sul/ Editora Gazeta

A menos de uma semana para o início da 18ª Expoagro Afubra, os preparativos se intensificam no parque de exposições em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O coordenador geral do evento, Marco Antonio Dornelles, ressalta que ao longo desta semana os expositores aceleram a montagem dos estandes e a finalização das lavouras demonstrativas para deixar tudo pronto até a feira, que ocorrerá na terça, quarta e quinta-feira da semana que vem. “As equipes fazem a limpeza das áreas e a colocação de palhada”, explica.

Diariamente também acontece a chegada dos maquinários agrícolas. Os animais da mostra começarão a chegar apenas nas vésperas do evento, quando passarão por inspeção veterinária. Para que o parque esteja impecável na abertura dos portões, uma empresa terceirizada atua no recolhimento dos resíduos das montagens. O ajardinamento também é marca registrada da exposição e deve ser encerrado até este fim de semana.

O pavilhão das agroindústrias, os restaurantes e o palco de abertura já estão finalizados”, aponta Dornelles. Este ano, segundo o dirigente, são esperados em torno de 400 expositores, mantendo a média de edições anteriores.

A estabilidade igualmente deve ser mantida no número de visitantes, que está estimado em 92 mil pessoas nos três dias da programação. “A Expoagro Afubra já tem um tamanho estabelecido. Não temos como crescer mais do que isso, até porque uma superlotação pode gerar problemas de filas”, justifica. Em função de tratativas da organização com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a expectativa é de que a fiscalização dos ônibus ocorra apenas no retorno das caravanas, para que não interrompa quem se desloca ao parque.

Este ano, diante da necessidade de manter a maior riqueza do agricultor para produzir com sustentabilidade, a temática da Expoagro é a Conservação do Solo. A proposta será abordada economicamente e ambientalmente durante as atividades da feira.

Para o primeiro dia da programação, na próxima terça-feira, já está confirmada a participação do governador  José Ivo Sartori. A solenidade de abertura ocorrerá no Palco do Espaço Cultural, a partir das 9 horas. Na sequência, será inaugurado o Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT), a partir das 11 horas.

Programação diversificada

A 18a Expoagro Afubra ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 deste mês, em uma realização da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Diariamente, os portões do parque de exposições, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, permanecerão abertos das 8  às 18 horas, com entrada gratuita. A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, mais uma vez, vai contar com uma ampla programação, que inclui mostra de animais, dinâmica de máquinas, espaço cultural, agroindústrias familiares, horta, uma unidade de bioenergia e ainda o departamento agroflorestal.

Entidades como Emater/RS-Ascar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentarão suas inovações, assim como outros órgãos e empresas expositoras de diferentes segmentos.

A agenda ainda contempla encontros e palestras técnicas, como o Fórum de Diversificação de Atividades de Produção Rural, marcado para ocorrer às 14 horas do dia 22. A Expoagro 2018 conta com quatro patrocinadores Ouro (Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Banrisul) e quatro patrocinadores Prata (Banco do Brasil, Yara, Massey Ferguson e Carolina Soil).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *