Brasil cada vez mais importante no agro mundial

A cidade de São Paulo foi palco para Global Agribusiness Forum 2018, o maior evento do agronegócio mundial, nos dias 23 e 24 de julho. Ministros, diplomatas, empresários e agentes do agronegócio dos cinco continentes discutiram as principais demandas do setor responsável pela alimentação mundial.

Carlos Moresco e Haroldo Cunha

Presidente da Associação Goiana de Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Alberto Moresco participou do GAF 2018, juntamente com uma comitiva de Goiás. Moresco destacou a preocupação com aumento da população mundial em 2050, que deverá atingir de 9,8 a 10 bilhões de pessoas, e como alimentá-las. “O cenário que se desenha é que os países terão que aumentar a produtividade e as áreas cultivadas”. Neste contexto, o Brasil tem um papel importante, pois deverá representar 40% desse total, visto que possui áreas em condições de produzir, bom clima, bom solo e espaço físico”, explica. A vantagem do Brasil, continua, é que não há necessidade de desmatar, visto que 23% do território nacional é de pastagem, enquanto 7% é voltado à agricultura.

Moresco também ressaltou a participação do ministro das relações exteriores da China, enfatizando que o Brasil é um grande parceiro e que há vontade de um acordo bilateral, visto que a China é o maior importador e o Brasil o maior exportador de produtos agrícolas no mundo. O acordo, afirma Moresco, passa pela carne e soja, dois produtos em que a China é o maior comprador do Brasil, mas alcança outros produtos.

Clima

Os efeitos do clima também foram abordados. Neste aspecto, é notável que o Brasil também é fundamental, por ter a maior reserva de biodiversidade do planeta e a capacidade de aumentar sua produção sem que haja desmatamento.

O GAF é realizado pela SRB (Sociedade Rural Brasileira), juntamente com entidades de produtores de grãos, bovinos, frutas e cana, entre outras variedades do campo, e busca colaborar em uma base global e abordar as principais questões relacionadas com a segurança alimentar, biotecnologia, gestão, comércio e imagem do produtor.