BASF promove treinamento sobre boas práticas de pulverização agrícola no Rio Grande do Sul

  • Empresa permanece com Termo de Cooperação Técnica com a EMATER/RS – ASCAR
  • Evento capacitou cerca de 50 extensionistas rurais
Para reforçar o comprometimento com o uso correto e seguro das soluções agrícolas, a BASF organizou treinamento sobre boas práticas em pulverização agrícola. A iniciativa é resultado da parceria mantida entre a BASF e a EMATER/ RS – ASCAR. A capacitação ocorreu de forma remota no dia 30 de junho e presencial em 7 de julho, no município de Restinga Seca, Rio Grande do Sul, totalizando 12h de treinamento.
A iniciativa teve como objetivo realizar a capacitação de cerca de 50 extensionistas rurais, representando as 12 regionais da EMATER/RS. As aulas, foram ministradas pelo renomado pesquisador Dr. Hamilton Ramos, diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas/SP e demonstraram a importância da correta escolha dos bicos de pulverização, a nova classificação dos equipamentos de proteção individual e emprego dos adjuvantes no campo.

 A BASF segue rigorosamente as regulamentações globais, regionais e locais e está comprometida com as boas práticas agrícolas e sustentabilidade das lavouras, trazendo assim, recomendações de aplicação para herbicidas hormonais. Posto isso, o Eng. Agrônomo Miguel Manosso, que atua com Desenvolvimento de Mercado da BASF, apresentou as orientações sobre o uso correto de herbicidas hormonais Atectra® (Dicamba) e Facet® (Quinclorac). Estas tecnologias são voltadas para o o manejo eficiente dos cultivos.
Além disso, a BASF lembrou da importância das Instruções Normativas (IN) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Rio Grande do Sul que versam sobre o emprego dos herbicidas hormonais e que entrarão em vigor para os 497 munícipios gaúchos a partir de 31 de agosto de 2022.

“Encaramos com seriedade nosso compromisso com o uso correto e seguro das tecnologias utilizadas nas lavouras. Ficamos satisfeitos em poder construir o legado da agricultura com o apoio de uma grande instituição como a EMATER/RS. Nossa parceria, que iniciou em 2020, já proporcionou workshops virtuais e presenciais, onde conseguimos capacitar cerca de 100 extensionistas rurais que se tornaram difusores do conhecimento sobre o uso correto dos defensivos no campo. Esse resultado nos mostra que seguimos juntos para um só propósito”, comenta Alexandre Bos, gerente de Assuntos Regulatórios de Especialidades da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
A EMATER/RS tem realizado a capacitação constante de seu quadro funcional e a colaboração da BASF tem sido preponderante em áreas como a de Tecnologia de Aplicação. No Rio Grande do Sul, nossos instrutores já capacitaram mais de 6000 produtores desde 2019 e este resultado gera segurança na aplicação de defensivos para os aplicadores e para o ambiente, e o desenvolvimento desta ação com qualidade só é possível pelas parcerias interinstitucionais que desenvolvemos neste período“, relata Elder Dal Prá, Coordenador da área de Defesa Sanitária Vegetal da Emater/RS-Ascar.
Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação.
Atenção: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. uso agrícola. venda sob receituário agronômico. consulte sempre um agrônomo. informe-se e realize o manejo integrado de pragas. descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. utilize os equipamentos de proteção individual. Os produtos Atectra® e Facet®  estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os números: 4916 e 00389004 respectivamente..
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso — para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www. agriculture. basf . com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.
Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 111 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www . basf . com.