Aprosem completa 10 anos na representação dos produtores de sementes do Matopiba

Para comemorar seu 10º aniversário, a Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, reuniu seus associados neste 23 de setembro, para trabalhar as agendas prioritárias da entidade e eleger a nova diretoria para o próximo biênio. Idone Grolli continuará na liderança com a missão de fortalecer ainda mais o sistema institucional de sementes do Brasil, já que também faz parte das diretorias da Associação Brasileira de Sementes e Mudas – Abrasem e a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja – Abrass.

Para enobrecer a agenda do dia, o presidente do Conselho de Administração da Abrasem Cláudio Manuel da Silva e o presidente da Abrass Gladir Tomazelli estiveram presentes, discutindo planos conjuntos para o setor de sementes de soja. Foi um encontro inédito entre as diretorias das entidades nacionais e a regional do setor.

Idone relatou que ao assumir a vice-presidência do Conselho de Administração da Abrasem, vislumbrou o alinhamento entre as entidades, e esse encontro foi um grande passo para consolidar este propósito. O setor precisa de união e fortalecimento, por isso agendas conjuntas para discutir o papel de cada entidade em sua esfera de atuação, resulta em utilizar os recursos institucionais de forma assertiva, sendo um grande objetivo a ser trabalhado, reforçou Idone, que também é diretor de Integração Regional da Abrass.

Setor de sementes de soja é destaque no Matopiba

A semente é o primeiro insumo da cadeia produtiva do agro, setor este responsável por 26% do PIB nacional e que não parou durante as últimas crises. Esta matéria-prima tem a missão de estabelecer lavouras de grãos para altas produtividades e de pastagens mais ricas para a produção de carnes, alavancando a economia nacional.

Neste contexto, a produção de sementes certificadas está na lista dos setores mais dinâmicos do agronegócio da região do Matopiba, reunindo dezenas de empresários no fomento desta atividade.

Com maior expressão na soja, a região também produz sementes de algodão, forrageiras e milho, comercializando a maior parte para outros estados. Num ambiente de alta tecnologia, centenas de milhões de reais são investidos em unidades de cultivo e beneficiamento destas espécies, movimentando a economia regional, além dos milhares de empregos gerados.

A razão dos enormes aportes de recursos, se deve a dinâmica que envolve o universo da semente, sendo esta carreadora de muitas tecnologias embarcadas e processos tecnológicos complementares para se chegar com qualidade numa lavoura e promover a produtividade.

Representando este setor, está a Aprosem, comemorando 10 anos neste dia 23 de setembro de 2021. Com sede em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, foi fundada para atuar apenas no estado, mas, em virtude da sua consolidação e representatividade, em 2016 expandiu sua atuação aos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, sendo hoje a única entidade do setor com representação regional.

Com o propósito de promover e fortalecer o segmento, a associação desenvolve seu trabalho institucional em conjunto com entidades nacionais como a Abrasem e a Abrass, bem como regionalmente com parceiros públicos e privados, buscando a sinergia para mais resultados.

Uma das principais agendas do setor tem sido a constante busca pela regulamentação, com o propósito de elevar a confiança dos que atuam na atividade. De acordo com o presidente reeleito da Aprosem, Idone Grolli, a segurança jurídica e as regras claras estimulam os investimentos no setor e isso tem ocorrido.

Outra importante linha de trabalho da entidade é o movimento da qualidade, para a evolução constante em processos e aprimoramento de pessoas, visando ofertar sementes com altos padrões. O vice-presidente da instituição, Celito Missio, reforça que esforços conjuntos em capacitações, conscientizações e benchmark entre os associados são constantes, sendo este trabalho uma das bases desde sua fundação.

Fonte: Ascom Aprosem