Use as redes sociais para divulgar a sua produção e aumentar as vendas

As estratégias de marketing digital tornaram-se imprescindíveis para qualquer empreendimento. Afinal de contas, elas ajudam a aumentar as vendas, construir uma reputação online e obter destaque perante a concorrência.

Por esse motivo, fazer com que o seu negócio tenha presença relevante na internet é fundamental para o sucesso no mercado. 

No agronegócio, muitas empresas e produtores buscam se reinventar para aderir ao mundo online, visto que muitas pessoas buscam informações sobre o setor em plataformas digitais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), o perfil comportamental e os hábitos de mídias de produtores agropecuários sofreram modificações nos últimos anos.

O estudo mostrou um aumento considerável no acesso à internet: no final da década de 1990, somente 3% dos empresários rurais e produtores tinha acesso a web. 

Hoje, cerca de 92% estão conectados, principalmente pelas redes sociais. A tendência é que essa porcentagem só aumente.

Ou seja, o próprio perfil do campo está mudando. Com o computador e as TICs (tecnologias da informação e comunicação), novas ferramentas fazem parte do setor agrícola e os produtos já perceberam que, sem a internet, há o risco de perder dinheiro ou ficar estagnado no mercado.

Sendo assim, muitos empresários rurais, como empresas de alimentação industrial e setores do agronegócio, buscam investir em estratégias digitais. 

No caso das redes sociais, elas se mostram plataformas eficientes para a criação de conteúdo, atração de clientes e o principal: aumento de vendas.

Quer dizer que as redes sociais fazem a diferença na rentabilidade, credibilidade e alcance da marca. Por isso, grande parte dos planejamentos em marketing digital para o agronegócio inclui as mídias como parte das iniciativas.

No artigo de hoje, apresentaremos dicas de como usar as redes sociais para divulgar a sua produção e aumentar as vendas no agronegócio. Acompanhe a leitura!

As principais redes sociais usadas no marketing digital

O uso das redes sociais no Brasil tem aumentado a cada ano – mais de 66% dos brasileiros acessam diariamente essas plataformas, com destaque para o YouTube (60%), Facebook (59%), WhatsApp (56%) e Instagram (40%).

Devido ao potencial de alcance das redes, podemos encontrar todos os tipos de produtos e serviços por lá. Por exemplo, já não é incomum procurar o contato de um serviço de motoboy diretamente pelo Facebook.

Por isso, o primeiro passo para introduzir as redes sociais no marketing digital do setor agropecuário é criar perfis nos canais mais acessados. 

Ademais, é necessário pensar no público-alvo, verificando quais são as redes mais utilizadas pelas personas (representação do cliente ideal).

Abaixo, conheça as redes sociais mais usadas nos planejamentos de marketing digital.

1 – Facebook

Por ser uma das redes sociais mais populares do mundo, o Facebook aparece como uma poderosa ferramenta de vendas online. 

Os pequenos agricultores, por exemplo, podem criar uma página para mostrar seus produtos e conseguir ampliar o número de pessoas interessadas.

O Facebook também permite a divulgação de lançamentos de produtos, com a entrega de conteúdo relevante aos usuários. Assim, os agricultores podem, inclusive, usar os rótulos adesivos personalizados em postagens, identificando as características de seus produtos (como alimentos orgânicos, por exemplo).

O canal também pode ser usado como um suporte de atendimento ao cliente, por meio do Facebook Messenger, que permite a troca instantânea de mensagens.

2 – Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil. O principal objetivo da mídia é divulgar fotos e vídeos, por isso, é uma plataforma majoritariamente visual.

Sendo assim, é preciso investir em uma boa produção imagética, seja na montagem de vídeos, edição de fotografias, ou infográficos.

Além do mais, recomenda-se manter um padrão visual. Um exemplo é o uso das mesmas cores e logomarcas dos rótulos personalizados dos produtos agropecuários nas postagens do Instagram. 

Isso cria uma identificação visual e, como consequência, o seu negócio acaba tendo maior visibilidade.

Justamente pelo apelo visual, o Instagram é uma das plataformas mais usadas em estratégias de vendas, pois é possível convencer os usuários muito mais facilmente.

3 – YouTube

O YouTube é a rede social de vídeos do Google, com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados. A plataforma é considerada um dos maiores buscadores da internet, visto que é possível encontrar conteúdos diversos.

Por exemplo, ao pesquisar sobre painel solar fotovoltaico, é possível encontrar vídeos tutoriais demonstrando a instalação das placas, ou então materiais educativos que tratam da importância da energia solar.

O YouTube foca apenas em vídeos e, por conta disso, é uma rede social muito usada no marketing, pois o audiovisual chama muita atenção das pessoas, pela praticidade de consumo do conteúdo.

Com um canal no YouTube, os produtores rurais e empresários agropecuários podem divulgar produtos e serviços de modo direcionado ao público-alvo. 

Dessa maneira, eles podem se tornar referência no nicho, pois os vídeos educam a audiência a respeito do seu negócio, meios de produção, etc.

4 dicas para usar as redes sociais no agronegócio e aumentar as vendas

Existem inúmeras redes sociais que podem ser usadas nas estratégias de marketing digital. Apesar de cada uma delas ter a sua especificidade, as dicas abaixo podem ajudar na divulgação e aumento de vendas para todas elas.

Aliás, não só o segmento de agronegócio, mas todas as etapas envolvidas na produção, desde a escolha de uma caixa de papelão personalizada para os produtos, podem usar as redes sociais como parte da estratégia. Confira!

1 – Construa a persona

A persona nada mais é que uma representação semi fictícia do cliente ideal, com base nas características do público-alvo. 

Esse personagem é muito importante para o marketing digital, pois ele ajudará no direcionamento das estratégias de divulgação, propondo campanhas mais assertivas.

Por exemplo, é possível divulgar o transporte de carga terrestre da produção agrícola exatamente para pessoas interessadas, o que aumenta as chances de concretização de uma venda.

Para construir a persona, é necessário dispor de alguns dados sobre o público, tais como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Geolocalização;
  • Entre outros.

 

No ramo agropecuário, como muitas vezes a venda é feita para indústrias ou outras empresas, é preciso recolher dados do negócio B2B (Business to Business), isto é, devemos pensar os outros empreendimentos como personas.

2 – Use uma linguagem adequada

As redes sociais são canais rápidos de troca de informações, sendo representantes da cultura do imediatismo e da velocidade. 

Mas isso não quer dizer negligenciar as formas de comunicação dentro desses canais; ao contrário, é preciso usar uma linguagem adequada.

Por exemplo, ao trabalhar com fretes fiorino, é importante ter conhecimento do público-alvo para orientar a linguagem. Isso fará com que a audiência sinta-se mais próxima do seu negócio, criando relações saudáveis, o que implica no aumento de vendas.

Mesmo que a linguagem usada seja informal, vale a pena destacar a necessidade de manter a norma culta, respeitando as regras gramaticais e ortográficas, pois transmite o profissionalismo e a credibilidade do setor agropecuário.

3 – Elabore conteúdos relevantes

O conteúdo é a chave para o sucesso da sua estratégia de marketing digital nas redes sociais. Aqui, a intenção é oferecer resoluções ao público, ao lado de informações interessantes sobre o produto ou serviço.

Ou seja, não adianta somente focar em uma oferta. Muitas vezes, o possível comprador ainda precisa entender o problema que deseja solucionar, antes de pensar comprar algo ou fechar negócio.

Um exemplo notório é a produção de vídeos tutoriais, que podem ajudar os potenciais clientes a compreender mais sobre a sua produção agrícola, cultivo de alimentos, cuidados com animais, entre outros, antes de investir em algo.

Esses vídeos podem ser compartilhados no YouTube e no Facebook, que são redes ótimas para o engajamento e interação do público.

Percebe-se que a produção de conteúdo relevante voltado para a persona é capaz de educar o mercado e influenciar a tomada de decisão dos compradores, levando-os para etapas mais próximas da venda.

4 – Tenha uma frequência de atualização

O dinamismo e a fluidez das redes sociais fazem com que a produção de conteúdo seja constante. 

Quer dizer que as mídias precisam ser atualizadas constantemente, para que as pessoas possam se deparar com o seu conteúdo.

Uma boa dica é ter um calendário editorial. Dessa maneira, é possível planejar o que será compartilhado em cada rede, além de saber se há dias especiais, como datas comemorativas, que exigem uma postagem personalizada.

Conclusão

A revolução informacional chegou no campo. Atualmente, o ramo de agronegócios precisa se reinventar para competir justamente no mercado, além de alcançar parcerias e compradores que fazem parte do mundo online.

Por esse motivo, é importante conhecer as principais estratégias de marketing digital, como as redes sociais, que são canais importantes para a divulgação do trabalho rural e o aumento de vendas.

Assim, com estratégias bem planejadas, o setor agropecuário só tende a se beneficiar, ampliando o seu reconhecimento e presença no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.