Tour da Soja abre calendário de eventos no Instituto Goiano de Agricultura
O 5º Tour da Soja traz as principais novidades para a cultura do grão mais produzido no Brasil. No dia 20 de janeiro, o Instituto Goiano de Agricultura (IGA) promoveu mais um encontro com produtores e profissionais do campo, uma oportunidade de atualizar os resultados de uma série de cultivares de soja sobre produtividade, manejo, resistência a pragas e demais aspectos que envolvem a cultura.
O 5º Tour da Soja conta com o corredor de ensaios de cultivares e as estações técnicas “Manejo do solo como estratégia para altas produtividades da soja” e “Manejo de herbicidas para a cultura da soja”. As estações oferecem um panorama do manejo e aprofunda em detalhes que fazem a diferença na produtividade da lavoura.
A vitrine de cultivares desta edição traz 49 cultivares de 16 empresas, plantadas em duas épocas, sendo a 1° época no dia 3/10/2022 e 2° época em 25/10/2022. Com isso é possível traçar comparativos para e melhor escolha.
O manejo fitossanitário utilizado no ensaio de competição de cultivares de soja também é importante para que o produtor defina qual cultivar escolher, além de ter maior embasamento sobre as condições em que tais híbridos se desenvolveram. A apresentação deste trabalho estará a cargo da pesquisadora Lais Fontana. O IGA é responsável pela condução, pelos tratos culturais e aplicações de defensivos no ensaio de competição. Este manejo será apresentado no início da vitrine de cultivares.
Professor do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá na área de Ciência das Plantas Daninhas, Rubem Silvério de Oliveira Jr. Vai ministrar a palestra “Manejo de Herbicidas para a Cultura da Soja”. O professor explica que o capim amargoso e a buva são as duas espécies que mais atormentam o agricultor. Ambas apresentam resistência ao glifosato, contabilizando casos de resistência a outros herbicidas também, o que faz o seu manejo cada vez mais complexo.
O grande desafio de manejar essas plantas está na fase de dessecação que antecede o plantio direto das culturas como soja, milho e algodão. É nessas horas, diz, que o produtor precisa acertar nas aplicações. Caso não consiga controlar essas plantas daninhas nesse período, haverá poucas opções e baixa eficiência de controle depois que a cultura estiver plantada.
Manejo do solo
Sócio-Diretor da NemaBio Laboratório e Pesquisa Agronômica, Claudinei Kappes vai comandar a palestra “Manejo do solo como estratégia para altas produtividades” durante o 5º Tour da Soja. Claudinei Kappes possui pós-doutorado em Agronomia/Sistema de Produção. Atua como pesquisador e consultor especialista em sistema de produção de soja, milho e algodão.
Por fim, os participantes puderam conferir novidades na feira de expositores montada no IGA. Produtos, serviços e inovações, sempre voltadas para alavancar a agricultura.