TOMRA FOOD ABRE NOVA SEDE REGIONAL NO CHILE PARA A AMÉRICA LATINA
As novas instalações, localizadas em Santiago do Chile, com o Centro de Experiência do Cliente e um Centro Regional de Treinamento, fortalecerão o apoio que a TOMRA Food, Compac e BBC Technologies oferecem a seus clientes em toda a América Latina.
A TOMRA Food abriu uma nova sede regional para aprimorar seu suporte a processadores e embaladores de alimentos na América Latina. A nova base construída em Santiago, no Chile, significa que a TOMRA Food e suas duas empresas irmãs, Compac e BBC Technologies, agora têm uma forte presença na região, o que contribui significativamente para o fornecimento global de frutas, nozes e vegetais, produtos à base de batata, grãos e sementes, frutas secas, carnes e frutos do mar.
É importante recordar que o Brasil é um país-chave na produção e exportação de diversas aplicações por todo o mundo, e é um setor que busca atender seus clientes 365 dias por ano com uma grande margem de crescimento. Para isso, deve possuir tecnologia que garanta excelência em classificação, embalagem e processamento de produtos assegurando a qualidade exigida internamente e pelos mercados internacionais. Dessa forma, a nova sede fornecerá soluções para um amplo espectro de produtos, como frutas, verduras, nozes, produtos à base de batata, grãos e sementes, frutas secas, carnes e frutos do mar.
Para João Medeiros, Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil, a abertura da nova sede no Chile é muito importante: “A abertura é uma ótima notícia para a TOMRA Brasil, tenho certeza que haverá ainda mais interação entre a TOMRA Brasil e Chile com o principal objetivo de garantir a excelência no atendimento ao cliente. Os maiores benefícios serão a proximidade geográfica, similaridade cultural, maior estoque de peças regional, que servirá como um centro de distribuição para América Latina, máquinas disponíveis para testes, demonstrações e treinamento. Além disso, a nova sede fortalecerá ainda mais a presença da TOMRA Food na região, com um time de profissionais qualificados, que vem aumentando consistentemente””.
Por sua vez, Jacinto Trigo, Diretor Regional da Compac para a América Latina, destaca a importância desta sede: “A TOMRA Food está crescendo tanto na América Latina quanto em outras partes do mundo, e o Chile é o lugar perfeito para aumentar nossa presença aqui. Nossas novas instalações vão permitir juntar os nossos engenheiros e vendas, reafirmando nosso compromisso com o futuro desta região, com um Centro de Experiência do Cliente e um Centro Regional de Treinamento que também promoverão a criação de oportunidades de emprego locais. Aqui poderemos entender melhor seus desafios operacionais, ambições e tendências agrícolas na região. É importante porque a América Latina é uma fonte muito grande na cadeia de suprimentos global e ainda está em desenvolvimento”.
Uma sede com a mais recente tecnologia e localização estratégica
Localizada no parque comercial ENEA, na área de Pudahuel, em Santiago, a nova sede fica perto do aeroporto internacional da cidade para facilitar o acesso a clientes de toda a América Latina. João Medeiros explica “que além da proximidade geográfica e cultural, os clientes terão à disposição um centro de teste e demostração para testar as máquinas com os seus próprios produtos antes de tomar alguma decisão, o que é um passo muito importante. Com certeza o escritório será um ponto de referência para realizarmos eventos com clientes na América Latina, tais como seminários, demostrações e que vai permitir acelerar o processo de atendimento ao cliente”.
O edifício de 810 m2 de dois andares se une às instalações da BBC Technologies, que operam em Chillán há 10 anos, com mais de 20 funcionários. Possui escritórios, uma sala de reuniões, um armazém de reposição, para um estoque maior, e uma área de teste e demonstração que serve como um Centro de Experiência do Cliente e um Centro de Treinamento Regional.
“Do ponto de vista do serviço técnico e pós-venda, a maior disponibilidade e o melhor gerenciamento local do estoque de peças, sem dúvida, terão um impacto positivo em termos de velocidade de serviço, caso o cliente precise do serviço técnico”, esclarece o responsável da TOMRA Food Brasil.
A importância do Demo Center
Por outro lado, a grande área de demonstração da sede representa uma grande vantagem competitiva para a TOMRA Food, pois os clientes brasileiros e os restantes países da América Latina poderão testar as máquinas com suas próprias amostras de produtos, sem a necessidade de longas viagens para as instalações da TOMRA na Califórnia. Jacinto Trigo refere que “a possibilidade dos clientes poderem inspecionar o produto externamente e internamente, vão poder verificar que nossas tecnologias de classificação são realmente poderosas”.
“Antes de tudo, os clientes terão a possibilidade de ver nossas máquinas trabalhando com seus produtos na área de demonstração, experimentar novas tecnologias e desenvolver aplicações. Além disso, eles poderão tomar decisões sobre a seleção de tecnologias muito mais rapidamente. Outra vantagem adicional é que nos permitirá realizar treinamentos, tanto para a equipe interna quanto para os clientes”, destaca João Medeiros.
Atualmente, a área de demonstração de Santiago possui 5 classificadores ópticos TOMRA Food: TOMRA 5A, TOMRA 5B, TOMRA 3C, TOMRA Nimbus BSI + e Blizzard. Com esses equipamentos, já foram realizados testes em uma ampla variedade de produtos: morangos frescos e IQF, framboesas, mirtilos, amoras, mirtilos IQF, uvas IQF, feijão verde, nozes, amêndoas e algas. “Os testes foram um sucesso completo e superaram as expectativas dos clientes. Tivemos a oportunidade de mostrar a eles as vantagens de nossa tecnologia e o valor agregado que ela traz. Além disso, apesar da pandemia, os clientes continuam determinados a testar nossos equipamentos no novo Demo Center e investir em nossas tecnologias”, reforça João Medeiros.
No próximo ano, os clientes também poderão testar um classificador Compac de pista única com os sistemas de classificação Spectrim, UltraView e Inspectra neste espaço.
Devido à situação causada pelo coronavírus COVID-19, existem restrições e medidas de segurança que impedem os clientes de viajarem para Santiago neste momento. “Por esse motivo, a TOMRA Food oferece a alternativa de fazer testes com demonstrações remotamente. Nossa equipe continua a colaborar estreitamente com os clientes, realizando reuniões remotas e disponibilizando ferramentas de treinamento on-line para eles”, afirma Jacinto Trigo.
Mas, mesmo nessas circunstâncias difíceis, o setor de alimentos continua a produzir incansavelmente, tornando-se uma figura-chave para o abastecimento adequado da população. “Na TOMRA, entendemos como estão as coisas e estamos 100% operacionais, com nosso serviço técnico fornecendo o suporte necessário, sempre tomando todas as medidas de segurança para nossa equipe. Estamos muito orgulhosos de nossos novos escritórios e de ter o Centro de Demonstração já trabalhando em plena capacidade”, conclui João Medeiros, Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil.
Essa nova sede se junta a escritórios regionais nos Estados Unidos, China e África do Sul, bem como a sede da TOMRA Food na Bélgica e 32 escritórios regionais em todo o mundo.
Sobre a TOMRA Food
A TOMRA Food projeta e fabrica máquinas de classificação baseadas em sensores e soluções pós-colheita integradas para a indústria alimentícia, utilizando a mais avançada tecnologia de classificação, descascamento e análise do mundo. Mais de 8.000 unidades estão instaladas em produtores de alimentos, empacotadores e processadores ao redor do mundo, nos segmentos de frutas, nozes, vegetais, produtos de batata, grãos e sementes, frutas secas, carne e frutos do mar. A missão da empresa é permitir que seus clientes melhorem os retornos financeiros, obtenham eficiências operacionais e garantam o fornecimento seguro de alimentos por meio de tecnologias inteligentes. Para isso, a TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia.
A TOMRA Food é membro do Grupo TOMRA, fundado em 1972, que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas. Hoje, a TOMRA fornece soluções lideradas por tecnologias que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração.
A TOMRA tem cerca de 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo, com uma receita total de aproximadamente 9.3 bilhões de NOK em 2019. O Grupo emprega em torno de 4.500 pessoas globalmente e é listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para mais informações sobre a TOMRA, acesse www.tomra.com