Startup brasileira se destaca aos olhos do governo australiano por tecnologia de alta eficiência para o agronegócio

Agtech Perfect Flight é considerada um “Perfect Fit” ou “match perfeito” para o País e segue na rota da internacionalização dos negócios

Na quarta-feira (01/12), a Perfect Flight recebeu uma visita muito significativa em sua sede, localizada em São João da Boa Vista (SP). Em missão comercial, visitando empresas e associações parceiras em cidades do interior de São Paulo, Greg Wallis, Cônsul Geral Australiano em São Paulo reuniu-se com Kriss Corso, CEO e fundador da agtech para estreitar laços e reafirmar o interesse mútuo em levar as soluções da Perfect Flight para a Austrália.

“A Perfect Flight é um bom exemplo do tipo de empresa que o governo australiano quer atrair para o nosso país na área agrícola, porque vemos que pode agregar bastante à nossa cadeia produtiva, em um setor que é, tal como no Brasil, muito importante para a economia”, colocou Greg Wallis. “Como estamos sempre buscando melhorias para a produtividade do setor, vejo a Perfect Flight, com sua tecnologia de rastreamento, um ‘Perfect Fit’ na realidade da nossa cadeia produtiva e será muito bem-vinda a participar do setor na Austrália”, complementou o Cônsul-Geral, que está à frente da Austrade, agência de promoção comercial do governo australiano, no cargo de Adido Comercial Sênior para Exportação e Investimento.

A Perfect Flight desenvolveu a maior e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com mais de mais de 18 milhões de hectares digitalizados, a tecnologia da startup traz para os produtores rurais enormes ganhos de produtividade, tempo e eficiência, preservando a natureza e a saúde humana. Ao planejar o voo dos aviões pulverizadores de modo preciso e seguro, a distribuição de defensivos agrícolas passa a ser feita de maneira tão assertiva, que produz resultados preciosos como:

  • Proteção de habitantes (pessoas e animais) das localidades de plantio, pois zera a possibilidade de incidentes de pulverização fora dos talhões-alvo;
  • Da mesma forma, proteção do meio-ambiente, evitando contaminar florestas e rios, importantes ecossistemas, ninhos de insetos polinizadores (fundamentais para a manutenção da vida no planeta) e recursos hídricos;
  • Redução em até 25% do uso dos insumos, consequentemente reduzindo também o uso de água, recurso precioso para o agricultor e para o meio-ambiente, especialmente em períodos de seca;
  • Redução do tempo de voo das aeronaves, o que diminui a emissão de CO2 (gás carbônico) na atmosfera e a utilização de combustível fóssil, outro ganho para o meio ambiente;
  • Consequente economia de despesas com insumos, equipamentos, combustíveis para os produtores rurais.

Voo perfeito para a internacionalização

Fundada em 2016, a Perfect Flight teve uma expansão rápida e está atuando em todos os estados agrícolas brasileiros, com bases em São Paulo, Mato Grosso e Bahia. No exterior, abriu escritório nos Estados Unidos para atender aos produtores locais e tem clientes também no México, Honduras, Colômbia, Peru, Argentina e Paraguai.

“Quando desenvolvemos nossa tecnologia, acreditávamos que problemas relativos à rastreabilidade da aplicação aérea era um problema só do Brasil”, conta Kriss Corso. Com a evolução do nosso sistema, descobrimos que não, vimos que o que acontece aqui acontece nos Estados Unidos, na Austrália e é um problema mundial: temos uma falha de dois dígitos na eficiência da aplicação, que não afeta apenas as propriedades rurais, mas que apresenta impacto ambiental e social. Produtos aplicados da maneira correta são como um remédio, mas se forem aplicados fora da área certa, terão efeito negativo e muito sério. A nossa tecnologia pode minimizar ou zerar esse efeito em todas as áreas agrícolas do mundo”, explica o empresário.

A vastidão do território australiano e o estado da arte do setor agrícola no País chamaram a atenção de Kriss Corso, que já esteve lá três vezes: “A tecnologia da Perfect Flight caminha em linha com os produtores australianos, pois tudo o que consideramos premium, eles fazem, transformam a produção agrícola ao máximo. A busca pela evolução e tecnologia deixa muito claro e nos faz querer estar lá o quanto antes, inclusive observando a seriedade de um governo que consegue agregar aqueles que querem investir no País.   Vimos como as leis são seguidas, nos dando total segurança. Comparando as áreas que os australianos consideram ’inexploradas’ com o nosso cerrado, o que eles têm é de primeira linha. Isso tudo nos motiva muito e nos dá a certeza de que a Austrália é um dos principais países na expansão da Perfect.”

Validação da academia é decisiva para o produtor e para o sucesso nos negócios

Kriss Corso deseja replicar no exterior o modelo de sucesso da startup: “O modelo de atuar junto a universidades e centros de pesquisa contribuiu fundamentalmente para o sucesso da Perfect Flight. Da mesma forma como pudemos desenvolver e validar nossa tecnologia com a ciência, queremos replicar essa parceria com pesquisadores em outros países. A validação e credibilidade conferidas pela academia garantem ao produtor que a tecnologia foi testada e aprovada para o modo como ele trabalha.”

Apoio oficial é chave para abrir portas e entender o mercado externo

Acompanhando o Cônsul-Geral Greg Wallis, vieram para a visita ao escritório da Perfect Flight Fábio Nave, Diretor de Investimento da Austrade, e Ana Carolina Bonamin, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da agência australiana. Enquanto Fábio tem como foco identificar empresas brasileiras com perfil e potencial para exportar e investir na Austrália, como a Perfect Flight, Ana Carolina auxilia as empresas australianas a encontrar negócios no Brasil.

Anteriormente, a startup já contara com apoio de equipes do governo australiano para entender o cenário de negócios, conhecer oportunidades, características e especificidades regionais, melhores contatos e tudo que a empresa precisou saber para fazer sua escolha de destino perfeito para a internacionalização.

O encontro encerrou com uma perspectiva inspiradora. Sabendo que Greg Wallis deve retornar à sua terra natal em breve, Kriss Corso agradeceu por todo o suporte da Austrade e concluiu: “Embora triste por você estar de partida, fico feliz porque estará lá para seguirmos juntos levando uma tecnologia de rastreabilidade que traz o máximo de eficiência, sustentabilidade e segurança para a sociedade e o meio-ambiente, fazendo com que nossos países tenham laços cada vez mais próximos.”

Sobre Kriss Corso

Kriss Corso é engenheiro agrônomo, formado na UniPinhal em 2008 e diretor do Grupo JCN — fundado por seu avô, Josué Corso Netto. O Grupo JCN produz soja, milho, algodão e café com alta tecnologia em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul utilizando-se da agricultura de precisão e métodos que garantem alta produtividade e sustentabilidade das lavouras.

Em junho de 2015, fundou a Perfect Flight, uma startup que desenvolveu uma plataforma de gestão e monitoramento de pulverização aérea agrícola, que gera mais assertividade na aplicação de insumos agrícolas, contribuindo para a sustentabilidade, rentabilidade e segurança alimentar.

Sobre Perfect Flight

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici, o advogado Gilberto Theodoro, além de contar com o investimento e participação do sócio-fundador do Grupo Ourofino, o empresário Norival Bonamichi. Inserida no agronegócio desde 2016, a agtech possui o maior banco de dados para pulverização agrícola do mundo, somando mais de 18 milhões de hectares digitalizados.

Mais informações no site perfectflight.com.br.

 

Greg Wallis, Cônsul-Geral em São Paulo e Comissário Sênior de Comércio e Investimento da Austrália.

Kriss Corso, CEO e cofundador da Perfect Flight com Greg Wallis