SLC Sementes e Kothe Agro inauguram a indústria de beneficiamento e armazenagem de sementes de soja mais moderna da América Latina

A indústria de beneficiamento e armazenagem de sementes de soja (IBS) mais moderna da América Latina foi inaugurada nesta quarta-feira (22), na Fazenda Paiaguás (MT), da SLC Agrícola. A IBS é fruto de uma parceria entre a SLC Sementes – marca da SLC Agrícola – e a empresa Kothe Agro. A capacidade inicial de beneficiamento e armazenagem da unidade é de 1 milhão de sacas de 200 mil sementes de soja.

“A proximidade da IBS com o cliente final traz agilidade de entrega e, principalmente, vantagem competitiva em custo de produção. Vamos continuar crescendo com foco em qualidade de produto e excelência na prestação de serviços”, afirma Gustavo Lunardi, diretor de Suprimentos e Produção de Sementes da SLC Agrícola.

A SLC Sementes é a marca da SLC Agrícola criada em 2018 para levar ao produtor brasileiro acesso às variedades de sementes de soja e algodão com potencial produtivo e qualidade, aliado ao conhecimento acumulado em décadas de experiência e solidez no Cerrado brasileiro. Na safra 21/22, foram comercializadas 856 mil sacas de sementes de soja e 116,47 mil sacas de sementes de algodão. “A nova IBS viabiliza a expansão do volume de sementes ofertado ao mercado, bem como a diversificação do nosso portfólio de variedades e o atendimento para todo o estado do Mato Grosso, além de outros estados”, explica Lunardi.

A IBS possui equipamentos modernos com tecnologia embarcada para os processos 100% automatizados para produção de sementes de soja. Além disso, para manter a qualidade do produto armazenado, as câmaras climatizadas mantêm a temperatura entre 12°C e 13 °C.

Iniciado em 2022, o projeto está alinhado com a estratégia asset light da SLC Agrícola, cuja expansão se dá através de parcerias com o modelo de contratação de serviços (terceirização) de beneficiamento de sementes. Na unidade da Fazenda Paiaguás, a companhia entrou como contratante dos serviços de beneficiamento, armazenagem e expedição da Kothe Agro por um período de 15 anos, além de viabilizar a entrada da marca SLC Sementes no mercado do MT com qualidade de produto e competitividade.

A inauguração ocorreu dentro do evento Sementes para o Amanhã, realizado pela SLC Sementes, e que contou com palestras do CEO da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato; do gerente de Vendas e Novos Negócios da SLC Sementes, Ricardo Oliveira; do gerente de Produção de Sementes da SLC Agrícola, João Paulo Vanin; e do diretor de Agronegócio da Kothe Agro, Paulo Roberto Sobrinho Kothe. A programação contou com uma apresentação do fundador e sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa, sobre os cenários para os mercados de soja e milho na safra atual e uma mesa redonda sobre a Anomalia da Soja, com o diretor técnico da Fundação MT, Leandro Zancanaro, e a pesquisadora da Fundação MT, Monica Müller, SLC Sementes.

O evento também contou com a presença do Presidente do Grupo SLC, Eduardo Logemann; do Diretor de RI e Relações com Investidores da SLC Agrícola, Ivo Brum; do Diretor de Suprimentos e Produção de Sementes da SLC Agrícola, Gustavo Lunardi, e do Diretor de Vendas e Novos Negócios, Aldo Tisott, além de representantes das empresas parceiras da SLC Sementes e convidados.

Sobre a SLC Agrícola  
Fundada em 1977, a SLC Agrícola é uma das maiores produtoras de commodities agrícolas do país. Possui cerca de 670 mil hectares de área plantada em 22 unidades de produção localizadas em sete estados brasileiros, na região do Cerrado, e matriz em Porto Alegre (RS). Produz algodão, milho e soja e se dedica à criação de gado no modelo integração lavoura-pecuária (ILP). Também produz e comercializa sementes de soja e algodão sob a marca SLC Sementes. Uma das primeiras empresas do agronegócio a ter ações negociadas em Bolsa de Valores (SLCE3), a SLC Agrícola compõe alguns dos principais indicadores da B3, como o IBOVESPA, IBRX100, ICO2 e ISE, entre outros. Em 2021 formalizou sua política de Desmatamento Zero.

Sobre a SLC Sementes
A SLC Sementes tem o objetivo de fornecer ao produtor brasileiro acesso às variedades com maior potencial produtivo do mercado, aliada ao compartilhamento de conhecimento acumulado em décadas de experiência e solidez no Cerrado brasileiro. A SLC Sementes também possui a certificação RTRS na soja. Essa certificação, que significa Round Table on Responsible Soy (ou Mesa Redonda sobre Soja Responsável, no português), é uma iniciativa internacional na qual produtores, comerciantes e processadores de soja trabalham em conjunto com bancos e organizações sociais para assegurar o cultivo de soja sustentável em todo o mundo e a responsabilidade social do setor.