Saladas prontas gourmet são a nova tendência de praticidade para manter rotinas saudáveis
Criada para a cozinha prática e saudável, Verdureira registra aumento na venda de saladas higienizadas em 35% neste ano
O hábito de preparar os alimentos mudou com a incidência das rotinas corridas dos brasileiros. Dados da pesquisa realizada pela Fiesp/Ibope Brasil Food Trends mostram que seis em cada 10 pessoas preferem comidas prontas ou semiprontas. O desafio, portanto, é fugir dos fast foods e congelados nada saudáveis. Um dos exemplos que está caindo no gosto dos consumidores é o de folhas higienizadas — segundo a Verdureira (verdureira.com.br), primeira empresa brasileira a entregar vegetais prontos e gourmet, de 2022 para 2023, a venda de saladas e legumes higienizados aumentou 35%, e se comparado a 2019, o crescimento foi de 110%.
Dados o Relatório NutriConnection 2023, que divulga as tendências em alimentação saudável em todo o mundo, os consumidores estão cada vez mais entendendo a importância de uma abordagem equilibrada para o bem-estar físico e mental e compreendem ser difícil ter um sem o outro; a tendência home-cooking (ou cozinhar em casa) mostra para a indústria de alimentos que produtos com características de receitas caseiras são apreciados.
Ari Rocha, sócio e CEO da Verdureira, conta que o aumento das vendas de saladas prontas já era esperado e que a empresa se preparou para a demanda. “Desde a pandemia, pudemos observar que as pessoas estão mais atentas à saúde e, com a volta à normalidade, a busca pela praticidade se refletiu na alimentação. Acreditamos que essa é uma tendência que deve se perpetuar por um longo período ainda, o que nos anima para dar seguimento aos projetos de expansão a fim de atender cada vez mais praças”, comenta.
A Verdureira tem linhas de folhas higienizadas (Insalata Prima), legumes cozidos (Cucina Prima) e mix de folhas picadas com outros vegetais (Ver O Verde), todos prontos para consumo e perfeitos para o preparo de inúmeros pratos. A praticidade e a qualidade estão no cerne da empresa. Produzindo em fazendas periurbanas, entre a zona rural e a cidade, sua produção chega aos mercados em até 24 horas após a colheita. A excelência se completa pela seleção artesanal das folhas e legumes, pela higienização e pela embalagem de alta tecnologia que conserva os alimentos e preserva seus nutrientes e frescor até o momento do consumo. Prezando pela transparência, a marca desenvolveu um sistema exclusivo de rastreabilidade por QR Code para toda a sua produção, permitindo que o consumidor saiba a origem do produto escolhido.
Atualmente, a Verdureira está presente nas prateleiras de cerca de 250 estabelecimentos de São Paulo e Região Metropolitana. “O recém aporte de R$ 10,3 milhões que recebemos da Baraúna Investimentos será usado para a expansão da Verdureira e permitirá que mais brasileiros tenham acesso aos nossos produtos para uma alimentação mais prática e saudável”, diz o CEO.
As linhas de produtos da Verdureira
A Verdureira produz em fazendas periurbanas, entre a zona rural e a cidade, possibilitando que a marca coloque sua produção no mercado em até 24 horas após a colheita. O modelo hidropônico de cultivo diminui a exposição a pragas, garante a produção em qualquer clima com produtividade cinco vezes maior e reduz o consumo de água em 90% comparado às plantações convencionais, enquanto a proximidade da cidade garante, também, a redução das emissões de carbono e do desperdício. Tudo isso faz com que o cultivo e a operação da Verdureira seja responsável e sustentável de ponta a ponta. Confira as linhas de produtos:
Insalata Prima – Folhas inteiras selecionadas, frescas e crocantes embaladas com atmosfera modificada. A partir da desaceleração do metabolismo, as folhas ganham validade ampliada e proporcionam maior segurança alimentar, além de dispensarem o uso de conservantes artificiais. A linha é dividida em Saladas Prime 150g e 200g (Agrião, Rúcula, Saladas Brasileira, Italiana, Americana, Paulista, Gourmet e Do Mês) e Saladas Prime Baby 60g, 80g e 90g (Alface e Minis Lollo, Americana, Rúcula, Romana, Frissê, Escarola, Agrião, Radicchio e Mix).
Cucina Prima – Legumes prontos para consumo, perfeitamente cozidos a vapor com a técnica francesa sous vide (“sob vácuo”, em português), que mantém todas as propriedades nutritivas do alimento, além de proporcionar uma textura mais macia e suculenta. A linha tem embalagens 400g de batata, pinhão, beterraba, mandioquinha, cenoura, lentilha, quinoa, batata-doce, milho, grão-de-bico e mandioca.
Ver O Verde – Mix de folhas e legumes práticas para o dia a dia, prontas para consumo. A linha é formada por Saladas 200g Roxa, Verde e Primavera.
Sobre a Verdureira – Fundada há 28 anos, a Verdureira é a primeira empresa brasileira a entregar saladas gourmet prontas para consumo. Com uma fazenda periurbana localizada em São Roque (SP), a menos de 60 km da capital paulista, sua produção chega aos mercados em até 24 horas após a colheita, mantendo o frescor dos alimentos e diminuindo o desperdício. Hoje, a Verdureira tem três linhas de produtos: Insalata Prima (folhas), Cucina Prima (legumes) e Ver O Verde (saladas), todos prontos para consumo, entregues em 250 estabelecimentos de São Paulo e Região Metropolitana. O recém aporte de R$ 10,3 milhões da Baraúna Investimentos será usado para a expansão da Verdureira no mercado. Saiba mais em verdureira.com.br.