Programação do 4º CNMA oferece atualização e oportunidades de negócios para as mulheres do agro

 

Importantes nomes do agronegócio brasileiro já estão confirmados para o debate sobre as oportunidades e os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres que atuam no setor, na 4ª edição do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio.

O evento, que será realizado nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), segue a missão de ser um espaço aberto para discussões que incentivem a mulher a fazer a diferença no agro, sendo aceleradora das transformações pelas quais passa o mundo.

“O CNMA tem a força da mulher em seu DNA, por isso buscamos, por meio de nossa programação, oferecer às participantes um ambiente democrático e aberto para que possam trocar experiências e expressar as dificuldades enfrentadas por elas no dia a dia da atividade”, ressalta a Show Manager do evento, Renata Camargo.

Neste ano, a agenda de assuntos engloba temas como Governança Nacional; Governança Global, que será tratada pelo Presidente da Abitrigo, o Embaixador Rubens Barbosa; Governança das Empreendedoras do Agro, que será abordada por Maria Antonieta Guazelli, Presidente do NFA; Governança do Cooperativismo, destacada por María Eugenia Pérez, Presidente do Comitê Mundial da Igualdade de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional, entre outros.

O evento terá também uma tarde dedicada a entender a realidade de cada cultura, promovendo a discussão e a troca de experiências entre os participantes. Serão painéis voltados ao algodão, café, carnes, grãos, leite, floresta, horticultura e ao setor sucroenergético.

“Nossos painéis buscam oferecer informação sobre o mercado nacional e mundial, destacando as oportunidades de negócio com clientes globais, além de incentivar a união do setor e dar voz para as protagonistas do agronegócio brasileiro”, afirma Renata.

As inscrições com desconto especial de segundo lote podem ser feitas pelo site do evento (www.mulheresdoagro.com.br) até o final do mês de julho.

Rodada de Negócios

Depois do sucesso da Rodada de Negócios promovida na edição de 2018 do evento, a ação volta a ser realizada no Congresso. Para este ano, além da atividade contar com compradores internacionais, também terá a participação de negociadores nacionais de produtos artesanais.

“A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) quer ampliar as oportunidades para produtores e produtoras rurais e a realização da rodada de negócios é uma ação prática nesse sentido. No ano passado, a expectativa era de gerar negócios na ordem de R$ 5 milhões. Nós aprendemos muito com essa experiência e esperamos fazer algo ainda melhor para esta edição”, afirma a superintendente de relações internacionais do CNA, Lígia Dutra.

As produtoras interessadas em participar das ações de promoção comercial, promovidas pelo Sistema CNA podem se cadastrar por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/pesquisa_exportacao.

Em 2018, 20 produtoras rurais participaram da Rodada de Negócios realizada durante o CNMA. Para seis delas a ação foi a primeira oportunidade de negociar com clientes internacionais.

Prêmio Mulheres do Agro 

O CNMA será palco para a entrega do 2º Prêmio Mulheres do Agro, organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e idealizada pela Bayer, uma das patrocinadoras. Esse ano o prêmio também conta com o patrocínio da Elanco – Saúde Animal.

O objetivo da premiação é homenagear empreendedoras rurais pela gestão e por suas inovações em boas práticas agropecuárias, com respeito aos pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.

Em sua primeira edição, realizada no ano passado, durante o Congresso, o Prêmio contou com mais de 200 inscrições e contemplou nove mulheres de diferentes regiões do país, nas categorias pequena, média e grande propriedade.

“Estamos muito contentes e honrados por poder, em mais um ano, homenagear as gestoras e produtoras que estão à frente dos negócios do campo. Nossa comissão está finalizando os detalhes desta edição e, em breve, as inscrições estarão abertas para o Prêmio”, informa a gerente de sustentabilidade e coordenadora de projetos da ABAG, Juliana Monti.

Sobre o 4° CNMA

Com o tema “AGIR – Ação Global: Integração de Redes”, a quarta edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio mergulhará de cabeça nas principais cadeias produtivas do agronegócio para demonstrar como elas se tornaram muito mais instantâneas e dinâmicas com o passar dos anos.

Neste ano, o Congresso contará com uma novidade: a realização simultânea do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento direcionado à nova geração do agronegócio, para jovens de 18 a 30 anos aproximadamente.

A promoção, organização e realização do CNMA e do YAMI são do Transamerica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.

O movimento conta com patrocínio da Corteva, John Deere, CNA Senar Instituto, Massey Ferguson, Nestlé, Valtra, Bradesco, Cargill, Jacto e New Holland; apoio da 3Corações, Belgo, Banco Alfa, Camila Klein, Caterpillar, FLC Serviços, Huck Otranto Camargo, CPEC – Centro de Psicologia Empresarial e Clínica, Malai Manso Resort, Mosaic Fertilizantes, Rabobank, RCA, Safras & Cifras, Stara, Tortuga, Trow Nutrition e Yara; e startups Aegro, AgriConnected, Agripad, Agro Carreira, Agrosmart, @Tech, CropMan, e-barn, iRancho, Labhoro, Liberali e Mulheres do Agronegócio Brasil.  O evento ainda firmou alianças estratégicas com ABCZ Mulher, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, BPW, COMIGO, Elas no Agro, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, MundoCoop, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRM (Sociedade Rural de Maringá) e Zebu.org.br.

Serviço
4° CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Data: 08 e 09 de outubro
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP
Mais informações e inscrições: www.mulheresdoagro.com.br