Produção de milho em terras baixas é tema de encerramento do ciclo de Webinar Técnico

O tema “Produção de milho em terras baixas” esteve em debate na manhã desta quinta-feira (17/06) durante 12º, e último de um ciclo, Webinar Técnico do Pró-Milho/RS, promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O evento online contou com a participação de mais de 400 pessoas, sendo transmitido ao vivo e simultaneamente pelo Facebook e pelo Youtube do Programa Rio Grande Rural da Instituição.

O evento, mediado pelo extensionista Carlos Gabriel Nunes dos Santos, contou com as boas-vindas do engenheiro agrônomo e coordenador das Câmaras Setoriais e do Departamento de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Seapdr, Paulo Lipp. “Quero desejar um bom evento a todos e agradecer às parcerias envolvidas na realização e desenvolvimento do Pró-Milho/RS que foi lançado há mais de um ano, um mês antes da pandemia, e com ajuda da Emater e de todos os parceiros do Pró-Milho nos adaptamos a restrições necessárias”.

E também do representante da Apromilho/RS, Ricardo Meneghetti. “É uma grande satisfação participar de mais um evento propiciado pela Seapdr e Emater, que tem ajudado tanto a desenvolver o milho em nosso Estado, uma cultura extremamente importante e que é base de uma cadeia produtiva enorme. Que essa série se encerre com chave de ouro, como está parecendo ser – porque quanto maior conhecimento, maior a produção – e que nós tenhamos cada vez mais incentivos à produção de milho”.

Depois de também dar as boas-vindas, como palestrante, o diretor Técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, afirmou ter deixado para o último webinar do ciclo o Panorama do Milho no RS, tendo na última safra uma produção de 4,3 milhões de toneladas em 796,2 mil hectares, uma produtividade média de 5,4 toneladas por hectare. Falou também da distribuição da cultura no Estado e da produção de milho silagem. “Só queríamos fazer essa apresentação bastante simbólica em relação àquilo que o milho apresenta no RS, uma cultura que precisa ser qualificada, mas que já foram dados belos passos avançando na autossuficiência de milho que é aquilo que o Programa se propõe”.

A segunda palestra ficou por conta do engenheiro agrícola e pesquisador da Embrapa Clima Temperado, José Maria Barbat Parfitt, que apresentou o projeto Sulco – Tecnologia de Produção de Soja e Milho Irrigados no Sistema Sulco-camalhão. “O projeto inicialmente começou com a cultura da soja, mas com a demanda, necessidade, foi incluída a cultura do milho também”.

Sulco-camalhão é um sistema de configuração da superfície do solo, o qual constitui-se numa tecnologia eficiente de irrigação e drenagem destinada a áreas com relevo pouco declivoso e com solo de baixa permeabilidade. Na região de terras baixas do Estado menos declivosas é necessário que tenhamos um sulco de dimensões que permita uma boa drenagem, mas principalmente que permita realizar a irrigação de uma forma rápida. “A meta é atingir níveis altos e estáveis de produtividade, com rentabilidade, nas culturas de sequeiro em terras baixas do RS em rotação com arroz irrigado”.

O último Webinar deste ciclo está disponível para ser acessado a qualquer tempo no Facebook e Youtube da Emater/RS-Ascar. Confira https://bit.ly/2U5bwzO.