PGW Sementes apresenta novas forrageiras de rápido arranque

A PGW Sementes, braço brasileiro da PGG Wrightson Seeds, maior empresa de sementes forrageiras temperadas do Hemisfério Sul, anuncia o lançamento de novas cultivares para aumento da produtividade no campo. O Azevém Winter Star 3, ao lado da Brassica forrageira Hunter e de uma nova cultivar de Aveia branca forrageira Milton, serão apresentados durante a Agroleite 2017, um dos mais tradicionais eventos da cadeia leiteira no Brasil, de 15 a 19 de agosto, em Castro, Paraná, com o suporte da New Zealand Trade & Enterprise (NZTE), agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia.

A nova cultivar de Aveia Milton apresentada pela empresa tem como principal característica a rapidez no arranque inicial, podendo ser adotada tanto para fins de pastejo direto quanto para o acúmulo de forragem. Para o engenheiro agrônomo Antônio Arantes, gerente de desenvolvimento da PGW Sementes, o lançamento oferece aos produtores rurais sulistas uma alternativa mais ajustada às condições climáticas da região.

“Em Castro, por exemplo, os azevéns podem ser plantados em meados de abril, enquanto esta aveia em inícios a meados de março. Os ganhos com a antecipação do plantio desta forrageira de ciclo longo incluem, entre outras vantagens, mais agilidade no acúmulo de forragem para reservas numa situação de transição de estação, como do verão para o outono”, revela Arantes. Ainda de acordo com o profissional, o potencial de produção de matéria seca desta Avena sativa é superior ao das aveias pretas.

“Ensaios realizados nos últimos dois anos em parceria com a Fundação ABC estimam um acumulado de forragem em torno de nove a 10 toneladas de matéria seca por hectare, com manejo de corte único para pré-secado. No caso das aveias pretas, esse potencial cai para 6 toneladas, em média”, explica.

Com plantios em meados de fevereiro, a Brassica forrageira Hunter, outra novidade da PGW, garante a possibilidade de plantios ainda mais prematuros que as aveias. A Brassica pode ser cultivada de forma independente ou em consórcio, tendo como características principais a utilização de baixas densidades de plantio (3 a 5 quilos de semente por hectare), e um potencial para acúmulo de forragem entre duas a três toneladas de matéria seca por hectare em 25 a 35 dias.

Já o azevém de ciclo médio Winterstar 3 chega ao mercado como uma evolução do Winterstar, um dos azevéns tetraplóides mais comercializados no Brasil. Apresentando uma melhor sanidade e um aumento considerável da produção invernal, esta nova variedade de azevém é resultado do esforço que a empresa coloca na constante melhoria dos seus materiais.

“Estamos atentos às necessidades sinalizadas pelos produtores do sul do Brasil de antecipar e alongar ao máximo sua produção forrageira. Esses lançamentos são parte de nosso compromisso com a oferta de soluções para aumentar a capacidade de produção anual de pasto, considerando a relação entre maior volume e melhor qualidade. ”, defende o gerente de desenvolvimento da PGW Sementes.

Com um programa de melhoramento genético que soma mais de 70 anos, a PGG Wrightson Seeds desenvolve novas cultivares em parceria com órgãos de pesquisa de todos os continentes dentre eles, o sul-americano. No Brasil, a PGW segue como a única empresa privada trabalhando com pesquisas para melhoramento genético de forrageiras de clima temperado, e realiza suas atividades em parceria com a Fundação ABC, Epagri, entre outras.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *