Os 25 anos da Editora Gazeta

Gazeta desencadeou no final de semana (15 e 16 de maio) uma campanha para marcar e salientar os 25 anos da Editora Gazeta. Ainda que os trabalhos realizados por esta sempre tenham tido forte inserção na comunidade, as publicações de seu catálogo se projetaram para muito além do Estado e até do País. Nesse sentido, ela foi a responsável por fazer com que um grupo de comunicações de atuação regional passasse a ter sua marca firmada em alguns dos mais pujantes e proeminentes polos exportadores em todos os estados brasileiros. Assim, é um caso único de editora de interior de Estado a atuar no jornalismo do agronegócio em pé de igualdade com as grandes empresas do centro do País, sendo que muitas delas inclusive saíram de cena ao longo dos anos.

Tive o privilégio de acompanhar de perto toda essa caminhada. Ainda em 1996, integrei o grupo de profissionais que o então diretor de Conteúdo, Romeu Inácio Neumann, montou para elaborar o Anuário Brasileiro do Tabaco, a publicação que seria o marco inicial de toda a trajetória de publicações especiais. As matérias seriam traduzidas para o inglês, permitindo que o anuário, acolhido pelo setor, fosse distribuído no mundo todo.

A experiência deu tão certo e teve efeito de divulgação de tal forma positivo que a publicação passou a circular a cada novo ano, até chegar, em 2021, àquela que será a sua edição de número 25. E tendo se adaptado aos novos tempos, com o advento, nesse decurso, da internet e das plataformas eletrônicas ou digitais. E a repercussão junto ao público-alvo foi de tal modo favorável que passo a passo novos anuários foram criados, para erva-mate, arroz e soja, num primeiro momento.

Ao contemplar tais segmentos, a editora passou a dialogar ainda mais com parceiros de outros estados, e a qualidade do material motivou convites sucessivos a elaborar anuários para atividades de todo distantes da realidade gaúcha, como algodão, cana-de-açúcar, café, sementes, silvicultura, bem como para fruticultura, hortaliças, aves e suínos, gado de corte e de leite, flores, oliveiras etc. E a mesma expertise foi estendida para setores como carvão mineral, e depois para arquitetura, turismo, potenciais de cidades e de regiões, além de literatura em geral e publicações customizadas para grandes empresas, organismos públicos, privados e entidades.

Editora Gazeta (que, afinal, é a Gazeta, enquanto marca maior) é cada vez mais respeitada e requerida, em todo o País. Como tal, estabelece e renova parcerias. E, ao longo de 2021, a preocupação será a de contar em detalhes essa história para todos os leitores, ouvintes e internautas da Gazeta. Entrevistas, depoimentos, reportagens especiais e ações estão sendo implementadas para marcar a data. Afinal, se a Editora Gazeta chega aos 25 anos, chega a essa idade graças ao acolhimento de leitores e parceiros que viram e veem nela uma via de se projetar, positivamente, na sociedade local, regional, estadual, nacional e internacional.