O produtor de mirtilos LOGOFRUITS esta crescendo rapidamente e abriu uma segunda fonte de receitas graças as soluções para linhas de alimentos TOMRA

Esta história de sucesso portuguesa deu mais um grande passo em frente ao investir no sistema de seleção e classificação KATO260 e nas estações de enchimento CURO.

Em apenas cinco anos desde o seu arranque, a Logofruits tornou-se o maior produtor de mirtilos em Portugal e um dos maiores da Europa. Além de cultivar e embalar fruta para redes de supermercados bem conhecidas no norte da Europa e na Espanha, a Logofruits também passou a prestar serviços de embalagem a atacadistas da América do Sul e da África do Sul. E a empresa continua crescendo: para a sua sexta temporada, em 2024, a produção na sua planta de embalagem perto de Alcácer, passará de um turno por dia para dois turnos por dia.
Esta história de sucesso em rápida evolução foi possível graças à visão e aos padrões exigentes do fundador e sócio-gerente da empresa, Lourenço De Botton. Embora Lourenço tenha começado com cautela, com um modesto terreno de 15 hectares, contou com uma visão de negócio a longo prazo. Depois de pesquisar os desafios e as oportunidades da indústria do mirtilo e de visitar outras plantas de embalagem para ver como realizam suas operações, chegou a duas decisões importantes.

Uma dessas decisões foi investir em equipamentos da TOMRA Food para que a embalagem de fruta para exportação pudesse ser feita internamente ao invés de contratar a terceiros. Em preparação para a temporada de 2023, foram instaladas soluções de última geração na planta de Alcácer em novembro de 2022: o sistema de inspeção e classificação de alta precisão KATO260, da TOMRA, com inteligência artificial LUCAi™ e dois sistemas de enchimento automático de bandejas, potes e caixas, TOMRA CURO.
A outra decisão importante foi possibilitada pela primeira: obter uma nova fonte de receitas usando também o equipamento da TOMRA para classificar e embalar mirtilos de empresas sul-americanas (do Chile e do Peru) e sul-africanas que queriam vender na Europa. A localização da Logofruits em Alcácer, no distrito de Setúbal, 95 quilómetros a sul de Lisboa, está convenientemente perto das principais autoestradas e dos portos de exportação de Setúbal e Sines. A parcela de 15 hectares foi rapidamente aumentada para 90 hectares. Depois, foi adquirido um segundo terreno de 70 hectares mais perto de Lisboa para aumentar a produção da empresa e a época de colheita.
Lourenço explica: “Esperamos que a procura continue aumentando nos próximos anos, mas também esperamos que seja cada vez mais difícil para os pequenos produtores. Cada vez mais, este vai ser um segmento à escala industrial, com o controle de custos tornando-se ainda mais importante do que já é. Isto significa que a tecnologia é um dos fatores mais importantes para a nossa empresa – não só no campo, mas também nas nossas instalações de embalagem. Avaliamos exaustivamente o mercado e as várias soluções técnicas disponíveis antes de investir em equipamento. Esta pesquisa mostrou que existia uma grande sintonia entre as visões da Logofruits e da TOMRA. Quando Lourenço é questionado sobre a utilidade das soluções da TOMRA, ele responde sem hesitar: “Elas mudam o jogo.”

Calibrador KATO260 alimentado por Inteligência Artificial e estações de enchimento automático CURO

O KATO260 é o sistema de seleção e classificação de precisão líder do setor para mirtilos. Compacto, para minimizar os requisitos de espaço na planta, e desenhado para manusear a fruta suavemente, para maximizar a retenção de suas propriedades e o tempo de prateleira, este sistema versátil é adequado para qualquer estratégia de seleção de fruta. Quer se trate de calibrar a fruta em várias faixas de calibres ou de remover frutas defeituosas, o KATO260 oferece cinco ou sete saídas para uma seleção perfeita, em plantas de embalagem de qualquer tamanho.
A fruta é suavemente carregada na KATO260 por um sistema automatizado de tombador de caixas (Tray Tipper) que assegura um fornecimento consistente e uma distribuição uniforme de mirtilos no singulador, conseguindo otimizar o rendimento. Em seguida, o sistema de transporte rolante exclusivo do KATO260 movimenta e rotaciona os mirtilos para permitir uma inspeção completa da superfície em 360 graus. As cameras tiram várias fotografias de cada parte da fruta e, para uma classificação de precisão, o software da máquina pode identificar defeitos tão pequenos como 0,2 mm. Além disso, a qualidade inigualável deste sistema é complementada pela velocidade: pode classificar até 286 ou 572 copas por segundo, no caso de duas KATO260 funcionando ao mesmo tempo”.

Um valioso complemento opcional para o KATO260 é um pacote de software e hardware chamado LUCAi™, que emprega Inteligência Artificial para inspecionar e classificar a fruta com uma precisão sem precedentes. Depois de cada peça de fruta passar ao longo da linha de classificação, é fotografada por várias cameras e, em seguida, o LUCAi™ identifica e dá instruções sobre como cada fruta individual deve ser classificada. Capaz de processar até 2.400 imagens por segundo, LUCAi™ também pode visualizar a fruta em frequências de onda infravermelho vendo defeitos sutis não visíveis ao olho humano, como desidratação, hematomas e antracnose precoce.
No final da linha de processo da Logofruits, a fruta chega ao sistema de embalagem CURO-16, com 16 estações de enchimento, ou ao CURO-12, com 12 estações de enchimento. Estas máquinas aumentam a produtividade, reduzindo os erros por manuseio humano e a perda de fruta, pesando com uma precisão de 1-2 mirtilos por embalagem, e podem embalar simultaneamente para diferentes mercados. A CURO-16 é a opção de enchimento por peso mais rápida do mercado, capaz de processar até 200 embalagens de 125 gramas de fruta por minuto; a CURO-12 pode processar 150 embalagens por minuto. O desenho das transferências e as transições mínimas de fruta da linha de seleção asseguram que a fruta é manuseada suavemente à medida que é encaminhada para as embalagens.

Desbloquear o acesso a novos mercados
O Diretor de Embalagem da Logofruits na fábrica de Alcácer, Miguel Silva, confirma a opinião de Lourenço De Botton de que o equipamento da TOMRA tem sido transformador. O responsável reforça: “Antes de adquirirmos estas máquinas, estávamos enviando quase toda a nossa fruta para os nossos parceiros na Holanda, para ser embalada para os diferentes mercados europeus. Em Portugal, embalávamos apenas os produtos para o mercado interno, e o fazíamos manualmente. Com o novo equipamento, ganhamos o controle da qualidade dos nossos produtos e o poder de estipulação dos preços. Podemos controlar a qualidade até ao mais ínfimo detalhe.
“Com o KATO, podemos classificar por tamanho, nível de maciez e forma – entre frutas mais redondas ou mais ovais. Isto eliminou os problemas de rejeição de produtos pelos clientes. Reduzimos as rejeições quase a zero. Podemos satisfazer as especificações individuais de cada cliente, colocando exatamente a fruta que queremos em cada palete e caixa. Com a CURO 12 e 16, podemos fazer múltiplos formatos, atendendo duas encomendas distintas ao mesmo tempo.”
Lourenço resume: “A qualidade dos nossos produtos é agora excelente e fiável, o que aumentará ainda mais a nossa reputação e as nossas vendas. Podemos agora satisfazer as necessidades de mercados que não conseguíamos antes, abrindo também as portas a novas vendas. A nossa relação com a TOMRA é forte. Existe uma grande parceria que nos ajudará a continuar avançando.”

Para ver o vídeo com o testemunho da Logofruits clique aqui: https://youtu.be/DzBII94vAwo

Sobre a TOMRA Food
A TOMRA Food projeta e fabrica máquinas de classificação baseadas em sensores e soluções integradas de pós-colheita, transformando a produção global de alimentos com o intuito de maximizar a segurança alimentar e minimizar a perda de alimentos, garantindo assim que “Todos os Recursos Contem”.

Mais de 13.800 unidades estão instaladas em produtores, embaladores e processadores de alimentos em todo o mundo para confeitaria, frutas, frutas secas, grãos e sementes, produtos de batata, proteínas, nozes e vegetais.

A TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia.
Siga a TOMRA Food no Facebook @TOMRA.Food, Twitter @TOMRAFood, Instagram @TOMRAFood e no LinkedIn em TOMRA Food.

A TOMRA Food é uma divisão do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em 1972 e começou com o desenho, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de recipientes de bebidas usadas.

Hoje, a TOMRA está liderando a revolução de recursos para transformar a maneira como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para permitir um mundo sem desperdício. As outras divisões de negócios da empresa incluem TOMRA Recycling, TOMRA Mining e TOMRA Collection.

A TOMRA possui aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e teve uma receita total cerca de 12 bilhões de NOK em 2022. O Grupo emprega ~5.000 funcionários globalmente e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, Noruega.
Para obter mais informações sobre a TOMRA, consulte www.tomra.com