Novacki vai a três países da União Europeia intensificar agronegócio
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, iniciou nessa segunda-feira missão oficial a três países da União Europeia, com o objetivo de demonstrar a qualidade, a segurança do produto brasileiro e de intensificar o comércio bilateral, conforme explicou o secretário.
Novacki se reunirá com representantes de governo da Holanda, França e Polônia, grandes parceiros do setor de agronegócio e com peso importante na UE, que tem população duas vezes e meia superior à brasileira, totalizando 509,4 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) quase dez vezes maior, de US$ 16,518 trilhões.
O secretário-executivo do Mapa, que viaja acompanhado do diretor de Negociações Não-Tarifárias, Alexandre Pontes, incluiu na agenda compromisso com autoridades no Porto de Roterdã, na Holanda, maior porto marítimo da Europa.
Pauta de exportação
A balança comercial com a União Europeia é equilibrada, tendo apresentado ligeira queda em anos recentes e “a meta é ampliar esse intercâmbio”, disse Novacki. A pauta de comércio com países membros da comunidade inclui frutas, bebidas e carnes processadas, além de material de propagação vegetal (sementes, bulbos e mudas) e lácteos. “As recentes mudanças de governo na França e na Holanda colocam essas negociações na ordem do dia para fortalecermos os laços comerciais e firmar parcerias sólidas”, afirmou o secretário.
Segundo ele, embaixadores do Brasil nesses países estão engajados na missão. Entre os produtos exportados no setor do agronegócio para esses países, sobressaem as vendas de farelo e de grão de soja, além do café, sendo que, no caso da Holanda, se inclui com destaque, logo em seguida, suco de laranja e também carnes de frango industrializada e bovina in natura. Entre as importações do agronegócio feitas pelo Brasil da UE figuram azeite, batatas processadas e vinho.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!