Mosaic Fertilizantes participa de debate sobre promoção da saúde do solo com sustentabilidade na Esalq-USP

Companhia apresentará iniciativas que conciliam redução das emissões de CO2 eq e qualificação de sistemas agrícolas no simpósio CCarbon Soil Health.

Movida pelo propósito de oferecer o que há de mais inovador em nutrição de plantas e qualidade do solo para todo mercado agrícola, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, participará do 2º Simpósio CCarbon Soil Health, em 24 de abril, na Esalq, em Piracicaba. Na ocasião, a companhia pretende contribuir com o debate sobre o tema, apresentando iniciativas que conciliam redução das emissões de CO2 eq e qualificação de sistemas agrícolas.

O evento coordenado e realizado pela USP-Esalq, por meio do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), tem a Mosaic Fertilizantes como uma das patrocinadoras. Reunirá cerca de 200 especialistas do meio acadêmico e da iniciativa privada para o compartilhamento de conhecimento sobre soluções baseadas em carbono voltadas à agricultura, de modo a atender à crescente demanda por alimentos, fibras e energia com sustentabilidade.

Felipe Pagani, gerente de novos negócios da Mosaic Fertilizantes, e Marcos Rodrigues, gerente de pesquisa da empresa, aproveitarão a oportunidade para apresentar as frentes de atuação da companhia em ESG e o portfólio de produtos capazes de gerar eficiência produtiva e ambiental no campo. Serão abordados, por exemplo, produtos como o Excellen e o portfólio de Mosaic Biosciences Brasil, iniciativa recém-lançada no país e que reúne produtos focados em bionutrição à base de microrganismos e/ou metabólitos.

“A Mosaic Fertilizantes desenvolve pesquisas em âmbito global tendo como estímulo norteador o desenvolvimento de soluções que conciliam a saúde do solo com a redução do impacto ambiental, para nos posicionarmos como principal fornecedor de produtos capazes de unir esses dois aspectos. Um dos resultados desse esforço é a Mosaic Biosciences Brasil, que iremos apresentar ao público do simpósio. Na ocasião, também mostraremos resultados de uma pesquisa que comprova que o Excellen é o fertilizante nitrogenado que mais gera redução de impactos ambientais e proporciona melhor retorno econômico a produtores de algodão e milho”, explica Rodrigues.

O gerente de pesquisa da companhia se refere a um estudo científico realizado com especialistas nas temáticas de emissões de gases em ambientes agrícolas e carbono no solo, lançado em janeiro e realizado em parceria com o professor Carlos Eduardo Cerri, um dos idealizadores do CCarbon Soil Health, que mostra que o Excellen proporciona 70% a menos de volatilização de amônia, se comparada a ureia convencional, e 50% a menos em relação a produtos concorrentes com adição de inibidor de urease. O levantamento também o confirma como o fertilizante que emite a menor quantidade de gases de efeito estufa, sendo 20% a menos de emissão de N2O, se comparado à média dos tradicionais fertilizantes à base de ureia, e 60% a menos do que o padrão global considerado pelo IPCC (Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas). Diante dessas constatações, conclui-se que o Excellen tem potencial de reduzir em média 18% o impacto dos fertilizantes nitrogenados na pegada de carbono da produção de algodão, por exemplo.

Mosaic Biosciences Brasil
Para atuar como fornecedora de soluções que contribuem com a jornada de sustentabilidade de seus clientes, a Mosaic Fertilizantes atua em cinco eixos principais, sendo um deles “Saúde do Solo e Biociência”. Assim, busca exercer o compromisso de promover práticas agrícolas que preservem a saúde da terra, bem como o investimento em pesquisas e tecnologias para o desenvolvimento de soluções sustentáveis – e Mosaic Biosciences Brasil, frente de atuação da empresa no segmento de fertilizantes biológicos, é um dos resultados desse trabalho.

Aproveitando a presença de um público altamente qualificado no simpósio, os representantes da Mosaic Fertilizantes no evento destacarão os itens que compõem esse braço da empresa: MBio Hidro, que protege a lavoura contra estresses hídrico e térmico, promovendo plantas mais tolerantes, além do MBio Brad, MBio Azo e MBio Phos, que atuam na maior disponibilidade de nitrogênio e fósforo para as plantas, maximizando o crescimento e promovendo um sistema de produção mais resiliente.

Na ocasião, a empresa também pretende debater questões regulatórias que envolvem bioinsumos, defendendo uma evolução da regulamentação desses produtos no país. Nesse sentido, trabalha junto a entidades de classe e o setor público, realizando interações com parlamentares e instâncias de governo, como o Confert (Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas), para mais esse avanço em prol da sustentabilidade nos sistemas agrícolas.

Sobre a Mosaic Fertilizantes
Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva. Para mais informações, visite o site da Mosaic. Conheça nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.