Laboratório de biotecnologia da TMG eleva produtividade com tecnologia da SoftExpert

A solução SoftExpert Suite auxilia na manutenção da certificação ISO/IEC 17025 – considerado o principal selo de qualidade internacional para condução de ensaios em laboratórios

 

A Tropical Melhoramento e Genética – TMG, empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho – automatizou o seu sistema de Gestão da Qualidade com a tecnologia SoftExpert Suite. Dentre os resultados alcançados, a companhia destaca a agilidade na execução das atividades, a centralização das informações e a garantia de rastreabilidade e integridade de dados, fundamentais para a manutenção da certificação internacional ISO/IEC 17025.

Localizada em Cambé, no Paraná, e com filiais nos estados de Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul – principais regiões produtoras brasileiras, a TMG desenvolve soluções genéticas e cultivares, contribuindo para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. Na safra 2020/21, a companhia conquistou a liderança do mercado de algodão, segundo a pesquisa BIP®️ Algodão da Spark, com cerca de 44% do market-share.

Com mais de 70 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em andamento e com a expectativa de investimento de R$ 1 bilhão em P&D até 2031, o Laboratório de Biotecnologia precisava de uma solução que pudesse reunir em um único local as informações geradas em diferentes momentos de seus processos e, quando necessário, replicar estas informações de forma automática e rastreável.

Segundo a Líder de Projetos em Pesquisa da TMG, Fernanda Sarri Augusto, o departamento acabava controlando todas as informações relacionadas a equipamentos, análises e procedimentos operacionais por meio de planilhas, sendo necessário, muitas vezes, replicar o mesmo dado em diferentes arquivos. “Essas ações, além de trabalhosas, eram muito vulneráveis e suscetíveis a falhas”, pontua.

Para solucionar este desafio, a TMG adotou a solução SoftExpert Suite e destaca como principal ganho a rastreabilidade de todos os recursos utilizados em 100% das análises realizadas pelo Laboratório. A integração entre os componentes e a possibilidade de parametrização de acordo com os processos da companhia são alguns dos diferenciais ressaltado pela organização.

Fernanda explica que o projeto de implantação, desenvolvido pela J2a Consultoria – empresa parceira da SoftExpert, foi dividido em várias etapas e conforme as parametrizações de cada componente eram finalizadas e validadas, os usuários eram capacitados e já tinham permissão para utilizar a ferramenta no dia a dia.

“Tivemos um feedback muito positivo dos colaboradores, onde foi notória a facilidade de utilização e agilidade para execução de atividades. Já a liderança reportou a simplicidade para acompanhar a execução das tarefas de cada membro da equipe, assim como realizar a gestão à vista dos indicadores capturados em tempo real”, ressalta.

Além disso, outro ponto fundamental para o sucesso do projeto, destacado pela líder da TMG, é a facilidade de realizar alterações em formulários e processos, permitindo assim a prática da melhoria contínua. “Como responsável por esta implantação, me orgulho dos resultados que obtivemos, da aderência dos usuários e do nível de maturidade que atingimos em nossos processos”, afirma Fernanda.

Agora, a empresa tem como objetivo expandir o uso da solução em outras áreas para que as boas práticas de gestão sejam difundidas, aumentando a eficiência na gestão em toda a companhia.

 

Sobre a SoftExpert

A SoftExpert é a empresa líder de mercado em soluções para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital.

Fundada em 1995 e contando atualmente com mais de 2 mil clientes e 500 mil usuários ao redor do mundo, as soluções SoftExpert são utilizadas por empresas dos mais variados portes e ramos de atuação, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo e serviços.

Em conjunto com a sua rede de parceiros nacionais e internacionais, a SoftExpert oferece serviços de implantação, treinamento, hospedagem, validação, suporte e assistência técnica, com o intuito de assegurar que seus clientes obtenham sempre o máximo de retorno sobre seus investimentos.

 

Sobre a J2a Consultoria

No mercado desde 2009, a J2A Consultoria é uma empresa especializada na implantação, capacitação e suporte do SoftExpert®, desenvolvimento de sistemas específicos (web e mobile) e Implantação, desenvolvimento e suporte no ERP Protheus da TOTVS®.

Com uma equipe de 73 colaboradores especialistas no ERP Protheus da TOTVS® e Softexpert® possui projetos em todo território brasileiro, tornando-se umas maiores empresas do Centro Oeste Brasileiro no segmento.

Capital Informação – Assessoria de Imprensa SoftExpert