JTI promove hackathon para engajar a contratação de safristas

Desafio reuniu diversas áreas da empresa para a criação de ideias e soluções voltadas a atrair e reter novos colaboradores

Para promover e fortalecer a cultura da inovação entre os seus colaboradores, a Japan Tobacco International (JTI) investiu em um hackathon (maratona na qual os participantes se reúnem por horas, dias ou até semanas visando discutir e criar projetos, soluções e ideias). O desafio proposto aos participantes surgiu de uma necessidade real da empresa: como atrair, reter e gerar satisfação desse público.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (09), na sede da JTI em Santa Cruz do Sul (RS), e reuniu colaboradores das mais diversas áreas, que trabalharam ao longo do dia em ideias para o desafio proposto.

Vencedores

1º lugar: Grupo Red hackers composto pelos colaboradores: Alvaro Rauber, Vinicius Cruz, Everton Brum, Luiz de Souza e Natã Vargas.

2° lugar: Grupo First Hack composto pelos colaboradores: Ana Júlia Cei, Aline Dias, Dielo Theisen, Leandro Drescher, Lauri Lersch e Rodrigo Mahl.

1º lugar: Grupo Red hackers composto pelos colaboradores: Alvaro Rauber, Vinicius Cruz, Everton Brum, Luiz de Souza e Natã Vargas.

“Em 2022, lançamos um Comitê de Inovação (GSC Leaf), com o objetivo de promover a cultura de inovação dentro da JTI e um hackathon interno se mostra perfeito para isso. Foi um dia focado em ideação para solução de problemas, mesclando trabalho em equipe com práticas de inovação, gerando engajamento nos colaboradores. Esse foi o nosso primeiro evento e esperamos que se torne uma prática comum na empresa”, afirma Roberta Machado, especialista de Melhoria Contínua da JTI.

A maratona de programação teve a participação de 42 colaboradores, divididos em sete grupos de trabalho, formando equipes multidisciplinares, com pelo menos um colaborador de cada setor por time, além de mentores, jurados e organizadores do evento.

O evento foi planejado pelo time de inovação aberta, um dos grupos de trabalho do Comitê de Inovação da JTI, além de parceiros externos, como a TecnoUnisc, Exohub e a Fourge, empresas que têm a inovação em seu DNA e grande experiência neste tipo de desafio. O resultado foram diversas propostas interessantes para a contratação e retenção de colaboradores safristas, trazendo um novo olhar que auxiliará o time de Pessoas & Cultura na atração e retenção de colaboradores sazonais, conforme destaca Roberta.

Falta mão de obra qualificada para vagas

“Apesar de termos muitas inscrições para nossas vagas de trabalho durante a safra, ainda existe o desafio da falta mão de obra qualificada para as atividades que a área demanda. Além disso, percebemos que há um aquecimento do mercado local que intensifica a concorrência e busca pelos melhores talentos, por isso esse evento será fundamental para analisarmos todos os cenários e encontrar novas formas para atrair e reter profissionais para a safra”, explica Mirian Canto, Gerente Business Partner da JTI.

Para quem tem interesse em se candidatar às oportunidades de trabalho temporário na JTI, Mirian explica que é fácil:

Como se candidatar?

Os interessados poderão preencher as fichas cadastrais disponíveis nos locais de inscrição abaixo:

Portaria Principal da JTI

Endereço: R. Frederico Guilherme Duren, Distrito Industrial, Santa Cruz do Sul – RS, 96835-660

Telefone: (51) 2107-7000.

SINE Vera Cruz (para moradores de Vera Cruz)

Ipiranga, 648 – Centro, Vera Cruz – RS

Telefone: (51) 3718-4040

SINE Rio Pardo (para moradores de Rio Pardo)

Alm. Alexandrino – Centro, Rio Pardo – RS

Telefone: (51) 3731-1428

HB Recursos Humanos Centro

Rua Marechal Floriano 1626 – Bairro Bom Fim, Santa Cruz do Sul – RS

Telefone: (51) 3711-3986

 

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos.

No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 10 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional. 

A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.