Ícone da Vinícola Aurora completa 30 anos com lançamento de edição histórica

Aurora Millésime 2018 chega ao mercado para celebrar os 90 anos da empresa e também as três décadas do produto. Vinho é elaborado somente em safras excepcionais para a Cabernet Sauvignon 

Um ícone da vitivinicultura brasileira está completando 30 anos com o lançamento do exemplar da safra 2018. Considerado por muitos apreciadores e especialistas como o melhor Cabernet Sauvignon do país, o vinho Aurora Millésime é elaborado apenas em safras consideradas excepcionais. A edição 2018 é o 11º exemplar do rótulo. Além da vindima de 1991, que iniciou o projeto na vinícola mais premiada do Brasil, o Millésime foi elaborado nas safras de 1999, 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2017.

As três décadas deste vinho emblemático coincidem com os 90 anos da Vinícola Aurora, completados em fevereiro. Foram produzidas 38 mil garrafas de 750 ml e mais 1500 garrafas magnum de 1,5L, todas numeradas, que estão à venda em todo território nacional. O valor médio é de R$ 130 (750ml) e R$ 250 (1,5L).

A edição comemorativa segue a tradição de estar acompanhada de um pequeno galho de videira da variedade Cabernet Sauvignon. Além disso, uma tag com informações sobre as características das 11 safras em que foi elaborado também acompanha o produto nos pontos de venda.

O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, ressalta que tudo conspirou positivamente para uma comemoração em grande estilo em homenagem aos 30 anos do Millésime. Desde o cuidado nos vinhedos pelas famílias associadas, as condições climáticas da safra até a extrema dedicação na elaboração da bebida, que incluiu a compra de novas barricas de carvalho americano.

“Poder entregar um produto com esta qualidade para o consumidor nos dá uma satisfação muito grande. O Millésime 2018 tem um potencial de guarda maravilhoso e o consumidor vai degustar um vinho com ótimo corpo, digno de um ícone da vitivinicultura brasileira”, garante.

Zilio informa que o rótulo voltou a ser engarrafado após 12 meses de passagem em barricas de carvalho americano. No exemplar de 2017 eram 18 meses. O enólogo explica que as condições climáticas da safra 2018 foram marcadas por temperaturas altas no mês de agosto, que se estendeu por um período de 60 dias, resultando numa aceleração do ciclo vegetativo da videira.

“Entre novembro e janeiro as chuvas registradas ficaram abaixo da média normal, antecipando as datas de colheita de uma a três semanas ao longo da safra, em relação à média da região. Assim como em outros anos, nós esperamos até o final de março para avaliarmos a sobrematuração das uvas. E agora, juntos, podemos celebrar os 30 anos desta lenda viva”, propõe o enólogo-chefe da Aurora.

Sobre as características do Aurora Millésime, o profissional descreve como um vinho com uma boa tonalidade rubi intensa. No olfato, apresenta notas de ameixa, amora, pimenta preta, chocolate amargo e terroso (cogumelos), compondo um perfil aveludado, resultado da maturação das uvas e da passagem por 12 meses por barrica de carvalho americano.

“A estrutura é equilibrada, taninos macios, boa acidez com profundidade e persistência excelentes, dignas de um grande vinho de guarda”, resume.

Já para a harmonização, o Aurora Millésime 2018 acompanha bem carnes vermelhas, carnes de caça, aves de carne escura, molhos untuosos, massas com molhos de queijos de sabor acentuado e risotos com essas bases.

90 anos com novidades

O Aurora Millésime 2018 é o quarto lançamento no ano em que a Vinícola Aurora celebra as nove décadas de história. O primeiro rótulo foi justamente o Aurora 90 Anos, um vinho tinto elaborado com 30% de Cabernet Sauvignon 2015, 50% de Merlot 2018, 15% Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019. O produto segue a tradição de lançamento de vinhos comemorativos a cada 5 anos, sendo o primeiro deles no cinquentenário da empresa, em 1981.

Já no mês de maio foi a vez da apresentação da linha GIOIA, com dois produtos elaborados exclusivamente em regiões demarcadas com Indicações Geográficas brasileiras, seja Indicação de Procedência (I.P) ou Denominação de Origem (D.O). Para a estreia foram apresentados o Gioia Merlot 2018 D.O Vale dos Vinhedos, o primeiro vinho nobre da empresa (ou seja, com teor alcoólico de 14,1% a 16%), e o Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016, o primeiro espumante sem dégorgement da Aurora.
Ainda neste ano a Aurora apresentará novidades para as linhas de suco de uva e de vinhos. A empresa lança, em média, 5 novos produtos a cada ano.

Edição é acompanhada de uma tag com informações sobre as características das 11 safras em que foi elaborado


Foram produzidas 38 mil garrafas de 750 ml do vinho ícone da Aurora


Millésime 2018 também está disponível em garrafas Magnun, de 1,5L

Crédito: Eduardo Benini