Habilidade com a comunicação torna o jovem um profissional requisitado para o agro do futuro

YAMI 2022 debaterá as oportunidades e, também, como a nova geração pode se inserir na nova maneira de atuação no campo

Em sua 4ª edição o Youth Agribusiness Movement Internacional – YAMI, maior congresso de jovens do agronegócio da América Latina e que está agendado para os dias 26 e 27 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, abrirá espaço para uma análise sobre como eles podem se adaptar ao mercado de trabalho no agronegócio, quais são as oportunidades e, também como, diante de seu poder de comunicação, podem se inserir dentro de uma nova maneira de atuação no campo.

Na era da informação em tempo real, os jovens precisam estar preparados para os desafios, principalmente com relação ao agronegócio e como o setor é apresentado pela mídia.

De acordo com um dos embaixadores do YAMI, o comunicador agro e pecuarista Samuel Ramos Alves, dessa demanda nasce a necessidade de alinhamento destas informações, com uma comunicação clara, responsável e amistosa. “Nesse sentido, são importantíssimas as iniciativas como o YAMI, por promoverem o entrosamento de jovens líderes com o que há de mais inovador e eficiente relacionados aos meios de produção e desenvolvimento do agronegócio como de fato acontece no campo”, aponta. “Vamos apresentar os desafios da comunicação no agro seja na mídia, no mundo profissional e no processo sucessório dos negócios rurais”, destaca Alves.

Temos no mercado muitos canais e veículos que falam com o setor, mas o desafio é trazer uma nova perspectiva para levar os dados e informações do campo para a população de uma forma geral.

Liderança, capacitação, profissionalização e comunicação

O YAMI vai promover o conceito do empreendedorismo e cooperativismo da juventude rural brasileira. Este conceito será aliado a um olhar de oportunidades, sendo elas: start-ups, empregos, cooperação e inclusão produtiva sob a luz dos 6 espetaculares biomas do país: Pampa, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica.

O congresso contribuirá para um melhor desenvolvimento nas atividades do agronegócio que compreendem: ciência, digitalização, mecanização, agroindústrias, comércio, serviços, logística e acesso a mercados internacionais, administração, liderança familiar e sucessão.

De acordo com mais uma embaixadora do YAMI, Aretuza Negri, quando se aborda a ação de jovens a gente fala do futuro do agro. “Nosso foco é motivar e criar ambientes de discussão. Quem frequenta o YAMI faz parte da base do agro e participar desse movimento é mais do que destacar essa força, é abordar um setor voltado à inovação e que tende a crescer cada vez mais. Vejo muitas oportunidades no agro”, disse Aretuza.

Segundo a Show Manager do evento Carolina Gama, o jovem vem buscar tecnologia, conectividade, inovação e foi pensando nestes detalhes que surgiu o YAMI. “Temos que entregar o que os jovens querem saber.  É um jovem que está sendo muito bem recebido e tem um diferencial dentro do evento.  Olhamos o agro de forma global, avaliando a sua real dimensão. O YAMI é muito importante para o futuro do agro que queremos construir”, diz. “É um ambiente de discussão até mesmo de crescimento em família, envolvendo a sucessão familiar, para conhecer pessoas e muitas empresas, gerar networking e construir sua carreira com o coração e a mente abertos para aprender”, destaca.

Serviço

Youth Agribusiness Movement Internacional – YAMI 2022

Data: 26 e 27 de outubro de 2022

Local: Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Para mais informações: www.yamimovement.com.br