Guima Café está entre os fornecedores do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro primeiro café certificado Regenagri®

Produto lançado pela illycaffè levará produção da Região Cerrado Mineiro para todo o mundo.

O Guima Café, produzido na região Cerrado Mineiro, em Minas Gerais, participa com seus grãos como fornecedor da illycaffè, que acaba de lançar o Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, primeiro café certificado Regenagri®, proveniente da agricultura regenerativa no país. O produto foi criado em conjunto com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Região Cerrado Mineiro.

O Guima tem suas plantações localizadas na região do Cerrado Mineiro, onde a illy trabalha lado a lado com produtores locais há mais de 30 anos. A origem geográfica Cerrado Mineiro é reconhecida mundialmente pelo café diferenciado, com identidade e alta qualidade, resultante da combinação entre seu microclima, solo, relevo e altitude, além, claro, da expertise dos produtores da região.

“Estamos muito orgulhosos de fazer parte do seleto grupo de produtores de cafés especiais selecionados mineiros para compor este produto da illycaffè, marca multinacional da qual somos parceiros há algumas décadas. O investimento do Guima Café nas boas práticas agrícolas e uso de tecnologia aliados ao manejo responsável nos permitiu obter, em 2022, o certificado Regenagri®, concedido pela Control Union, empresa britânica presente em mais de 70 países e que reconhece as iniciativas de alta produtividade da lavoura com a harmonia e o equilíbrio socioambiental”, diz o técnico do Guima Café, Vinícius Nogueira.

“O Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro é o resultado da relação que construímos ao longo dos anos com os produtores de café e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Partilhamos a urgência de encontrar uma solução para os efeitos das alterações climáticas”, comenta Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.

“A parceria com a illycaffè representa um marco significativo na nossa missão de internacionalizar a marca e consolidar a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro. Os produtores de café da nossa região, presentes por 55 municípios, são extremamente gratos pelo reconhecimento e pela longa parceria com a illycaffè, e, agora, de podermos levar um produto Illy com a marca da região garantindo a Denominação de Origem para dezenas de países”, enfatiza Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

O Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro é um café especial e diferenciado, com notas de caramelo e frutas secas, e está disponível em latas de 250g nas versões grão e moído, pondendo ser encontrado em illy.com, nos pontos de venda diretos da illy e em redes de supermercados selecionadas.

Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável – A parceria entre Guima e illycaffè já rendeu muitos frutos à marca mineira, que inclusive conquistou o primeiro lugar este ano, pela primeira vez, no 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso – Nacional. Foram premiados 40 finalistas, dos quais seis brasileiros, entre as mais de 500 amostras inscritas no tradicional prêmio, que terá a celebração realizada neste mês de novembro.

As amostras que competiram no 32º Prêmio Ernesto Illy foram enviadas das principais regiões produtoras de café arábica do mundo. No Brasil, elas foram submetidas à análise da Experimental Agrícola do Brasil e pela Comissão Julgadora da premiação, composta por especialistas sêniors em espresso da Illy Caffè. A análise levou em conta quesitos como: aspecto, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torra e qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

 

Sobre o Guima Café

O Guima Café é produzido nos municípios de Patos de Minas e Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, no Alto Paranaíba (MG). Suas lavouras estão entre planícies e vales com altitude média de 1.030 metros e somam 1.300 hectares, sendo 700ha de café plantado. Com capacidade de produção anual de 35 mil sacas, sendo 70% da produção de café especial, é uma empresa do grupo BMG, membro da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e tem o selo de denominação de origem Região do Cerrado Mineiro, que indica a origem do seu produto. Certificado pela RainForest Alliance desde 2008, além do Certifica Minas, AAA da Nespresso e Café Practices, o Guima Café recentemente reforçou seu compromisso com a

produção sustentável, sendo a quarta fazenda no mundo a receber a certificação britânica Regenagri® de cafeicultura regenerativa.

 

Sobre a illycaffè

É uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países, em cafés, restaurantes e hotéis, nos cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, onde a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, a illycaffè tem direcionado suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o status de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp.

 

Sobre a Federação dos Cafeicultores do Cerrado A Região do Cerrado Mineiro

Ao longo das últimas cinco décadas, consolidou-se como um importante centro de produção de café de alta qualidade no Brasil, sendo a primeira Denominação de Origem (DO) para café no país, com um modelo único de governança estruturado em cooperativas e associações, que inspirou inclusive outras regiões brasileiras. Seus 4.500 produtores estão localizados em 55 municípios, distribuídos em 250mil hectares, sendo responsáveis por 25,4% da pr