Força Feminina em Campo convida mulheres rurais a fortalecerem sua autoestima

Evento promovido pela Japan Tobacco International (JTI) reunirá mais de 600 agricultoras em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

Autoestima, como o próprio nome sugere, é a percepção que o ser humano tem de si mesmo. Logo, reflete na capacidade de cada um em se amar, valorizar, cuidar e respeitar. Por ser um tema tão importante, mas que muitas vezes fica de lado, atrelado ao supérfluo, é que a Japan Tobacco International (JTI) promove o Força Feminina em Campo, evento voltado às produtoras integradas à empresa. Neste ano, o evento tem a autoestima feminina como tema central.

De acordo com Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da JTI, o mote Eu me amo, eu me estimo faz um convite para as participantes medirem, sentirem, praticarem e a fomentarem a sua autoestima, para assim identificá-la em todos os aspectos de sua vida. O evento acontece em outubro, mês no qual é celebrado o Dia Internacional da Mulher Rural (15 de outubro).

A primeira cidade a receber o evento, que não pôde acontecer nos últimos dois anos em virtude da pandemia de COVID-19, foi Ituporanga (SC) e reuniu cerca de 150 mulheres no dia 04 de outubro. O próximo será no dia 06, em Canoinhas, também no Estado catarinense. Já no dia 11 são esperadas cerca de 400 mulheres em Santa Cruz do Sul (RS) para o último evento desse ciclo.

Desde 2017, a JTI realiza o projeto Força Feminina em Campo, evento que já reuniu cerca de 2 mil participantes. Ele tem como objetivo proporcionar um momento de escuta, de debate sobre desafios e oportunidades, troca de conhecimento, opiniões e experiências. “É um espaço de valorização da mulher rural e da importância do papel que elas desempenham na agricultura e no núcleo familiar”, explica Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da JTI.

Marinês revela que o tema deste ano foi escolhido porque as pessoas ficaram muito tempo distantes devido à pandemia “e a retomada necessita urgentemente de um autocuidado, um olhar mais sensível, de um momento de reflexão para com a força da mulher e o quanto ela representa para o núcleo familiar”, explica.

A ideia, segundo a supervisora, é dar oportunidade para que as mulheres rurais possam se conhecer melhor, saber que assim como elas existem outras mulheres que também buscam o seu espaço e a igualdade. “O encontro traz essa oportunidade para elas dizerem a si mesmas: eu me amo, eu me estimo”.

Em ambientes interativos, o Força Feminina apresenta diversas atrações. No palco são compartilhadas histórias de vida e superação de autoestima. Tem humor, música, espaços volantes com exposição e oficinas com assuntos relacionados à beleza, segurança, saúde, conhecimento e ao empreendedorismo. O evento tem ainda a parceria do SENAR, Natura, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associação das Mezeiras, ABELHAR e PANCS. “Sabemos que no meio rural tudo é mais difícil quando o assunto é oportunidades de buscar conhecimento e esse é um espaço preparado especialmente para o público feminino”, resume Marinês.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos.

No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 10 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional. 

A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.