Força das mulheres no agronegócio conquista apoio de empresas no CNMA 2022

Este ano, a 7ª edição do congresso tem como tema “Coordenação das cadeias produtivas no agronegócio, a década decisiva!”

A cada edição, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, que neste ano será nos dias 26 e 27 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), se consolida como vitrine brasileira de cases de sucesso de mulheres à frente de empreendimentos agropecuários, tornando-as protagonistas de suas histórias.

Protagonismo esse que gera investimento e incentivo de empresas do setor, que visualizam na força feminina uma oportunidade de crescimento. A verdade é que as mulheres evoluíram e estão ocupando posições transformadoras em vários ambientes e no agronegócio a participação é significativa.

“Percebemos que a liderança, determinação e o empreendedorismo feminino no campo estão crescendo a cada dia. Poder participar e apoiar essa evolução por meio do CNMA é muito importante para o Bradesco, que desde sua fundação tem como premissa atender e fomentar o agronegócio brasileiro”, afirma a Diretora-Executiva Glaucimar Peticov.

Patrocinando o CNMA pelo segundo ano consecutivo, a Nutrien América Latina acredita que o evento já se consolidou como o maior fórum de discussão sobre a inclusão feminina no agronegócio da América Latina. “Não apenas apoiamos a iniciativa do congresso, mas debatemos e promovemos a diversidade todos os dias na Nutrien, pois entendemos a diversidade como um compromisso que faz parte da nossa cultura organizacional. Defendemos que a inclusão deve ser prática cotidiana e que deve assegurar um ambiente de valorização e respeito às diferenças. Valorizamos as diferenças e estamos comprometidos com a integridade de cada indivíduo em sua totalidade”, orgulha-se a Diretora de Marketing da Nutrien América Latina Cintia Leitão de Souza.

Apoiando mais uma edição do Congresso das Mulheres, a Cargill entende a importância da atuação de mulheres no desenvolvimento de um agronegócio cada vez mais sustentável. “A Cargill valoriza a cultura da diversidade e inclusão dentro e fora da empresa como parte do seu compromisso de ajudar o mundo a prosperar. É por isso que estamos presentes mais uma vez no maior evento de mulheres do agro da América Latina”, afirma a Diretora de Comunicação da Cargill Eliane Uchoa.

Diversidade de gênero é destaque no CNMA 2022

Outra empresa que renova sua parceria com o Congresso das Mulheres é a UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, que comprometida com a diversidade de gênero desde o início de suas operações apresentará, durante o evento, suas iniciativas para promover a inclusão do público feminino no mercado de trabalho do setor, como o UPelas. Lançado em 2022, o movimento UPelas tem o objetivo de reconhecer, promover e intensificar a presença feminina no agronegócio.

“Mais do que isso, queremos levar esse ideal para a sociedade e nos conectar de maneira ainda mais intensa com as mulheres que contribuem para o agro sustentável e que têm necessidades, aspirações e desejos em comum”, esclarece a Diretora de Recursos Humanos da UPL Brasil Maria da Conceição Guimarães.

Promover a diversidade e a inclusão é um dos temas prioritários no planejamento estratégico em sustentabilidade da Sumitomo Chemical Latin America. Como um dos focos das ações de diversidade está à promoção das questões de equidade de gênero, que levou a empresa a tornar-se signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino (WEPs) junto a ONU Mulher, se comprometendo com a meta de ter, até 2025, pelo menos 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.

“Para que haja mudanças significativas é necessário um movimento de toda a sociedade para que se rompam preconceitos e vieses. Seja no âmbito familiar quando falamos do papel dos pais na criação dos filhos ou no mundo esportivo, quando valorizamos um esporte feminino. E, certamente, as organizações têm papel fundamental. Tem a responsabilidade de abrir cada vez mais espaço para a inserção das mulheres no mundo dos negócios e da liderança”, declara a Diretora de RH e General Affairs da Sumitomo Chemical América Latina Andrea Oliveira.

Camila Klein acredita que participar dessa edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio como marca patrocinadora é expressar a força e união desse universo feminino, por meio de mulheres que estão à frente do mercado, plantando mudanças, inclusão e inovação no agronegócio e no mundo.

Grande encontro das mulheres do agro

Em sua 7ª edição, o CNMA 2022 volta a ser palco do maior encontro entre as mulheres do setor, após dois anos em formato on-line. “Estamos preparando para esse ano um Congresso ainda mais especial, com temas de relevância para o atual cenário da mulher do setor, que hoje já assumiu seu papel de protagonista e busca cada vez mais capacitação para assumir o papel de liderança e de decisão dentro e fora da porteira”, declara a Show Manager do evento Carolina Gama.

O Diretor Geral do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcílio, reforça o convite e se diz animado e confiante com a retomada dos eventos presenciais. “Esperamos que todas as participantes das últimas edições estevam conosco revivendo a atmosfera de união e pujança, características do agronegócio brasileiro. Temos a certeza de que será um evento memorável”.

As inscrições do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio já estão abertas. Acesse o site https://www.mulheresdoagro.com.br/.