Fertilizante especial beneficia cultura e aumenta qualidade do café

Solução da Mosaic Fertilizantes reúne nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, que reduz perdas por volatilização

O café brasileiro está em um período muito otimista. As exportações do grão estão em alta, e o volume embarcado somente no primeiro trimestre, 11 milhões de sacas, indica recorde no acumulado da safra, de acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé). Além disso, o consumo mundial da bebida está em alta. Segundo um relatório da Organização Internacional do Café (OIC), a demanda pelos grãos deverá alcançar 166,62 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2020-2021, volume 1,3% maior do que o consumido no período anterior.
 
Com esse cenário pela frente, e com a relação de troca entre fertilizantes e grãos positiva, os cafeicultores precisam de soluções que incrementem a fertilidade do solo para aumentar sua rentabilidade sem abrir mão da sustentabilidade.
 
Pensando na necessidade dos agricultores e empenhada em cumprir sua missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic Fertilizantes desenvolveu o Excellen, produto da linha especial, com nitrogênio altamente concentrado (46%N) e estabilizado com inibidor de uréase -enzima que quebra a molécula de ureia, transformando-a em amônia, gás carbônico e água, levado a perdas de nitrogênio para a atmosfera. Essas propriedades geram benefícios como: redução de custos com armazenagem, melhora no manejo operacional e diminuição do potencial de queima de folhas.
 
No cultivo do café, o solo é o principal fornecedor de nitrogênio e a aplicação e utilização eficiente deste nutriente é fundamental para o desenvolvimento de plantações saudáveis e de alta produtividade. “O nutriente é o mais exigido pelas plantas e, apesar de estar presente na atmosfera em grandes quantidades e na forma de gás, as plantas não são capazes de utilizá-lo como o fazem com o gás carbônico, por exemplo. Por isso, o fornecimento de nitrogênio nas adubações garante com que o solo consiga fornecer o nutriente para as plantas e promover o seu crescimento e desenvolvimento”, comenta Flávio Bonini, gerente de Serviços Técnicos da Mosaic Fertilizantes.
 
“Além das soluções para as culturas, nosso time de 150 agrônomos ainda atua para aconselhar os agricultores a tomar a melhor decisão possível para alcançar os potenciais produtivos de suas culturas. Uma das dicas dentro do nosso portfólio é utilizar o Excellen aliado ao fertilizante K-Mag, da Linha Performance, unindo a maior eficiência do nitrogênio e os benefícios do magnésio, enxofre e potássio altamente solúveis e gerando incremento médio de 3,8 sacas por hectare com aumento da qualidade do café”, complementa Bonini.
 
Contando com o portfólio mais completo do mercado em oferta de nutrição de solo, a Mosaic Fertilizantes investe constantemente no desenvolvimento de tecnologias que geram benefícios químicos, físicos e biológicos aos solos e processos produtivos. Dessa forma a empresa auxilia agricultores a alcançar os máximos potenciais genéticos das culturas, contribuindo para a ampliação de sistemas agropecuários mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudança climática e demanda por alimentos.
 
Sobre Mosaic Fertilizantes
Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook, Instagram eLinkedIn.