Expodireto Cotrijal é lançada oficialmente em Porto Alegre

Clima de otimismo fez parte do lançamento da 21ª edição da Expodireto Cotrijal, realizado na manhã desta terça-feira (04/02), em Porto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael. A feira acontece de 02 a 06 de março e terá como slogan “A Gente Vive o Agro”. O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e os diretores técnico e administrativo, Alencar Paulo Rugeri e Vanderlan Vasconselos, representaram a Instituição responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Ater), gratuita e de qualidade no Estado, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

De acordo com o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, serão mais de 530 expositores, nos 98 hectares do parque. Para a Extensão Rural o trabalho e os preparativos iniciaram lá no mês de abril do ano passado. Afinal, tudo precisa estar pronto e bonito para esperar as mais de 260 mil pessoas que devem passar pelo Parque da maior feira estadual do agronegócio e uma das maiores da América Latina.

Durante a feira, a Emater/RS-Ascar apresenta 15 espaços temáticos, com informações técnicas, envolvendo as áreas de bovinocultura leiteira, cooperativismo, agroindústria familiar, segurança alimentar, energia fotovoltaica, secagem e armazenagem de grãos, florestas comerciais, horticultura, plantas bioativas, meliponicultura e apicultura, irrigação, tecnologia de aplicação, piscicultura, solos, culturas e turismo rural.

Durante os cinco dias da Feira, além da recepção dos visitantes com as devidas explicações técnicas, eventos paralelos também fazem parte da programação. Oficinas de alimentação, palestras, fóruns e o tradicional Café da Manhã para Imprensa e autoridades, momento em que é apresentada a perspectiva para a safra de verão 2019/2020. Neste ano, o Café será no dia 03 de março, às 8h. Também no dia 03, será realizada a quinta edição do Fórum Estadual de Conservação de Solo e Água. Já o Fórum Florestal, que está na 14ª edição, acontece no dia 05 de março. Outro destaque na ficará por conta da cultura do milho, que terá destaque em várias das parcelas temáticas, em consonância com o Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS), que será lançado pela Seapdr, no próximo dia 07 de fevereiro.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, organizado em parceria entre Cotrijal, Seapdr, Emater/RS-Ascar, Fetag e Fetraf/RS, serão 226 empreendimentos, divididos em 191 estandes, sendo 157 com produtos das agroindústrias familiares e 69 de artesanatos, plantas e flores, envolvendo expositores de 129 municípios gaúchos. Das agroindústrias familiares estarão sendo expostos e comercializados produtos como panificados, derivados de cana de açúcar, embutidos, laticínios, picolés e sorvetes, sucos, erva-mate, chips de mandioca e batatas, entre diversos outros.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 3311-5066 / (54) 99976-8862
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br