
SAFRA 2021/2022: Durante abertura de colheita da soja em Catalão, Pivot fará apresentação de maquinário agrícola
janeiro 14, 2022
Seca e altas temperaturas no Sul do Brasil reduzem estimativa da produção de soja para 134,2 milhões de toneladas
janeiro 17, 2022
Tradicional feira da cafeicultura mineira vai ocorrer entre os dias 25 e 27 de maio em Três Pontas (MG). Edição deste ano também terá programação online
(Belo Horizonte – 12/1/2022) O Conselho gestor da Expocafé definiu as datas e o modelo do evento em 2022. Neste ano, a principal feira da cafeicultura nacional vai ocorrer entre os dias 25 e 27 de maio, no Campo da EPAMIG de Três Pontas , município do Sul de Minas Gerais. Para participar, o público e os expositores deverão respeitar os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Ainda segundo o Conselho gestor do evento, as negociações de estandes já estão em andamento. Empresas interessadas deverão entrar em contato pelos e-mails comerciais antonio.expocafe@epamig.br ou joao.prado@epamig.br.
No dia 24 de maio, um dia antes da abertura oficial da feira, vai ocorrer o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, também no Campo da EPAMIG de Três Pontas (MG). O Simpósio, que reúne pesquisadores, professores, técnicos, produtores e estudantes, é exclusivo para participantes previamente inscritos.
Além do modelo presencial, a Expocafé 2022 também será realizada em ambiente virtual. Entre os dias 16 e 20 de maio, uma semana antes da feira, vai ao ar o Encontro Técnico, destinado a participantes com inscrição prévia.
A Expocafé é uma realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e do Governo de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Emater-MG e Consórcio Pesquisa Café.
Sobre a Expocafé
A primeira edição da Expocafé ocorreu em 1998, organizada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). A partir de 2010, a organização passou para a EPAMIG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com o apoio de empresas parceiras.
Antes da pandemia de Covid-19, as últimas quatro edições da Expocafé movimentaram cerca de 200 milhões de reais por ano. Em 2016 e 2017, o evento contou com a participação de 130 empresas de tecnologias, secadores, tratores, roçadeiras, adubadeiras, plantadeiras, podadeiras, derriçadeiras, além de softwares e serviços para o setor cafeeiro. Em 2018 o número de empresas saltou para 160.
Já na edição de 2019, ano de quebra de recordes de números, o coordenador de negócios da feira, Antônio Fernando, conta que a mostra teve um crescimento de 6% no número de expositores, sendo que das 170 empresas participantes, 31 eram estreantes. Além disso, a área útil da feira aumentou de 12 para 14 mil metros quadrados.
Em 2020 e 2021 a Expocafé foi inteiramente realizada no formato virtual devido às limitações impostas pela Covid-19. Em 2022, com a melhora nos indicadores da Covid-19 e de acordo com as recomendações de autoridades sanitárias, a Expocafé voltará a ser realizada presencialmente, mas sem deixar de lado os ambientes virtuais.
Serviço:
Expocafé 2022
Encontro Técnico: 16 a 20 de maio, online, inscrições prévias.
11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira: 24 de maio, Três Pontas (MG), inscrições prévias.
Feira aberta ao público: 25 a 27 de maio, Três Pontas (MG).




