Evento discute impactos da pandemia na agricultura

Nesta quinta, o assunto será “Os desafios e oportunidades do agronegócio”

Conecta Expoagro Afubra – Especial online, ligando o campo e a cidade, promovido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), começou nessa quarta-feira, 17, com o webinar O impacto da pandemia na agricultura familiar.

Os convidados foram o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles; o presidente da Afubra, Benício Albano Werner; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch; e o presidente da Fetaep, Marcos Brambilla.

Dornelles comentou que a feira foi criada para dar visibilidade aos agricultores e já está sendo preparada para o próximo ano, quando deverá ser realizada de forma presencial novamente. “Um dos atrativos recentes é a arena de inovação, exatamente para contemplar as novas necessidades no campo, com recursos tecnológicos”, exemplificou.

LEIA MAIS: Conecta Expoagro Afubra começa nesta quarta

Werner, por sua vez, destacou a ampliação da diversificação nas propriedades. Em seis anos, o tabaco passou de 75% para 49% na proporção de culturas. Os pequenos produtores passaram a expandir o espaço da criação de vacas leiteiras, aves e suínos, além das variedades de hortifrúti, com venda em feiras rurais e ampliação da atividade com instalações de agroindústrias familiares.

Com relação ao tabaco, Werner exibiu um comparativo da exportação a partir de 2016, quando foram embarcadas 483.055 toneladas das 538.683 produzidas. Em 2020, a exportação chegou a 514.288 toneladas e a produção a 663.909 toneladas. O preço médio por quilo era de R$ 14,63 em 2016, enquanto em 2020 ficou em R$ 17,13. “As dificuldades são maiores para negociar preço com altos estoques. É um desafio que o setor enfrenta.”

LEIA MAIS: Expoagro Afubra vai ter painel virtual neste ano

Carlos Joel da Silva falou da reinvenção necessária para o período da pandemia. As agroindústrias, segundo ele, adotaram alternativas de forma rápida. Com a suspensão de feiras em eventos, produtores passaram a vender pela internet. Porém, a tecnologia e infraestrutura deveriam ser aperfeiçoadas, segundo Silva, com conexão de qualidade, rede elétrica estável e estradas conservadas. “Na Expoagro deste ano, seriam 280 expositores. Imagina se a gente contabilizar todos os eventos cancelados. Os produtores foram rápidos para buscar alternativas, mas precisam de contrapartida nos investimentos”, frisou.

Dresch afirmou que políticas públicas precisam ser incrementadas para uma evolução na produção do campo. Em Santa Catarina, a agricultura familiar abrange 163 mil famílias e 94% das propriedades são de até 5 hectares. “As famílias vivem uma nova experiência. Passaram a ter dificuldades para orientações técnicas. Estamos trabalhando para evitar a veiculação de informações incorretas. Temos essa preocupação de dar segurança aos produtores”, disse.

LEIA TAMBÉM: Com avanço da Covid-19, Afubra decide cancelar a Expoagro 2021

Brambilla explicou que os impactos da pandemia foram menores no Paraná por causa do empreendedorismo dos agricultores e das políticas públicas. “O preparo é fundamental para o produtor superar as dificuldades. Na pandemia, com vendas para internet, algumas famílias conseguiram até melhores resultados.”

Como assistir
A transmissão ocorrerá pela página da Afubra no Facebook e no canal no YouTube, sempre entre 14 e 16 horas. Quem não puder acompanhar as lives ao vivo terá a opção de conferir o material em outra oportunidade, já que a gravação ficará disponível no YouTube.

Programação

Dia 18, quinta, das 14 às 16 horas
Webinar: 
Os desafios e oportunidades do agronegócio 
Convidados:
Diretor-presidente da AgroComercial Afubra Ltda., Romeu Schneider,
Presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti,
Presidente do Sistema Farsul (Farsul/Senar/Casa Rural), Gedeão Pereira;
Professor da USP e FGV, Marcos Fava Neves

Dia 19, sexta, das 14 às 16 horas
Webinar:
 Agricultura familiar: diversificação, produção e renda
Convidados:
Tesoureiro da Afubra, Marcílio Drescher,
Representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala Gomez del Campo,
Presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri;
Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke;
Produtor rural Giovane Weber

LEIA MAIS: A Expoagro que quase ninguém viu

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.