Especialistas apresentam as tendências em insumos agropecuários no Congresso Andav 2022

A Plenária do evento terá uma programação abrangente para tratar da “Agroeconomia Brasileira” e dos principais assuntos relacionados à distribuição agropecuária. As inscrições para acompanhar os debates estão abertas

Apesar dos custos mais altos para a produção agropecuária, as perspectivas para as áreas de commodities são positivas tanto no Brasil como no mercado internacional. Esse tema estará em debate durante o Congresso Andav 2022, que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Zest Eventos,o evento está com suas inscrições abertas no site oficial.

De acordo com o analista de insumos do Rabobank, Bruno Fonseca, há a tendência de que os custos para o produtor rural diminuam, uma vez que o Brasil vem demonstrando grande habilidade para lidar com a situação da oferta de fertilizantes, devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

“Vemos que a importação desses insumos está indo bem, sendo 18% maior no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O Canadá, por exemplo, ampliou suas exportações para nosso país”, explica Fonseca, que será um dos debatedores do painel Macroeconomia e Tendências de Commodities, juntamente com Sérgio de Zen, diretor de Política Agrícola da Conab; e Talita Nogueira, economista da XP Investimentos. A moderação será do jornalista econômico, Silmar Muller.

Em sua avaliação, a diplomacia brasileira foi eficiente para ampliar o fluxo de fertilizantes ao país e, como resultado, está se construindo um bom estoque para quando se iniciar a próxima safra.

Já sobre os defensivos, ele lembra que durante a pandemia as moléculas alcançaram patamares recordes de preços, devido a impactos logísticos nos portos na China. “Mas, passada essa situação, a tendência é de uma redução de custo. No médio prazo, a expectativa é de uma queda continuada”.

Alternativas e ferramentas financeiras e de gestão para o setor 

A tecnologia é um aliado para a obtenção de crédito no agronegócio brasileiro. Por ser democrática, pode atender empresas e produtores rurais de todos os portes. Um exemplo está na Serasa Experian que começou a atuar no setor, a fim de oferecer soluções com diversas funcionalidades, incluindo a análise do produtor rural, a partir da reunião de mais de 170 fontes distintas, e avaliações socioambientais da propriedade rural e do produtor.

“Ao ser um catalisador de informações, o credor conta com os dados necessários para tomar sua decisão. No caso, da questão socioambiental, quem não atender padrões exigidos pelo mercado corre muitos riscos, por vários motivos: as regras internacionais de países compradores e o mercado financeiro e investidor que estão extremamente preocupados com o ESG”, avalia Renato Girotto, Diretor de Operações da Serasa Experian, que participará do painel Alternativas e Ferramentas Financeiras e de Gestão Aplicadas à Distribuição de Insumos Agropecuários,juntamente com Fábio Zenaro, Diretor de Produtos Balcão e Novos Negócios da B3; e Fernando Almeida, Gerente de Crédito e ESG da Agro Amazônia. A moderação será de José Ângelo Mazzillo Júnior, Secretário Adjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com Girotto, a Serasa Experian já cresceu mais de dez vezes nesse último ano no mercado do agronegócio. “Acreditamos nessa vertical e estamos investindo bastante nessa área”, diz. Outra tecnologia utilizada é o sensoriamento remoto para acompanhamento das atividades das propriedades rurais que buscam crédito. “A ideia da ferramenta é auxiliar o credor quanto à concessão do crédito. Conseguimos saber, por exemplo, se há risco de safra, qual a performance da safra, quanto foi plantado, se iniciou a colheita, entre outros”, complementa.

Para Girotto, o Congresso Andav marca o lançamento da marca Serasa Experian no agronegócio. “A área de distribuição de insumos é uma das principais verticais dentro do escopo de entrega de tecnologia”, ressalta.

O Congresso Andav 2022 deve receber mais de 5 mil profissionais, entre palestrantes, expositores, congressistas e visitantes e terá lançamentos de mais de 120 marcas nacionais e internacionais de referência no setor.

A Plenária do Congresso Andav tem como tema central “Agroeconomia Brasileira”, e contará com vinte atividades de conteúdo, entre painéis, palestras e sessões especiais, além do Momento Andav, no qual serão apresentados os resultados da Pesquisa Nacional da Distribuição 2022, realizada pela entidade, que organiza dados e estatísticas da distribuição de insumos agropecuários.

Outra novidade será a realização da primeira edição presencial do Fórum “Distribuição Veterinária”, como parte do Congresso Andav 2022, que reunirá os principais temas de saúde e nutrição animal e trará empresas com foco em produtos, equipamentos e serviços para o setor.

 

SOBRE OS ORGANIZADORES

 

Andav

A Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários há 32 anos representa o Distribuidor de Insumos Agropecuários e atualmente reúne mais de 2.200 empresas de todas as regiões do Brasil, responsáveis por levar as boas práticas ao campo e acima de tudo zelar pelo bom funcionamento da cadeia produtiva, ao estender conhecimento, produtos, serviços e tecnologia.

 

Zest Eventos

A Zest Eventos nasce da união de mais de 12 anos de excelência e sucesso em construir eventos e trabalhar em equipe. Uma empresa dedicada a entregar experiências: além de criar e promover eventos físicos, digitais e híbridos, é especialista em desenvolver consultorias especializadas em marketing, vendas e projetos especiais para o setor B2B.

 

SERVIÇO

Congresso Andav 2022

Data: 17 a 19 de agosto de 2022

Horário: Dia 17 das 9h às 20h | Dia 18 das 8h30 às 20h | Dia 19 das 8h30 às 15h

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo-SP

Mais informações: https://eventosandav.com.br/