ENCONTRO DE MULHERES COOPERATIVISTAS DO RAMO AGROPECUÁRIO

REALIZAÇÃO: COOPMAC
APOIO: Sescoop/BA
DATA: 07 de abril de 2021
HORÁRIO: 18 horas às 21 horas
LOCAL: Na plataforma Zoom Meetings, com transmissão ao vivo pelo canal da COOPMAC no YouTube.

JUSTIFICATIVA
Em um ano desafiador como foi em 2020 por conta da pandemia do coronavírus, o agronegócio vem se destacando na balança comercial, registrando aumento nas exportações e na abertura de novos mercados.

Neste cenário promissor, as mulheres têm desempenhado um papel fundamental em cargos de liderança e gestão dentro e fora das propriedades, onde suas atuações têm se tornado mais constantes e evidentes.
As mulheres cooperativistas são gestoras de propriedades e têm uma responsabilidade grande na área administrativa, financeira e de recursos humanos e, ao mesmo tempo, equilibram a balança como mães, esposas e profissionais.
(Fonte: https://www.revistacanavieiros.com.br/mulheres-cooperativistas-discutem-o-agro)

Além disso, a mulher tem relevante papel no processo de sucessão familiar dentro do cenário cooperativista – já que o trabalho de ensinamentos para os filhos e netos é a chave para sucesso das Coops do Ramo Agro.

Para falar da importância das mulheres e das cooperativas será realizado o Encontro de Mulheres Cooperativistas do Ramo Agropecuário, que reunirá painelistas e palestrante para tratarem de temas como o processo de sucessão familiar e seus impactos, além de abordar o desafio da inclusão das mulheres no agro e apresentar perfis, experiências e cases de sucesso.

TEMA
Sucessão familiar no Agro

OBJETIVO GERAL
Abordar conceitos sobre o processo de sucessão familiar e seus impactos, além de abordar o desafio da inclusão da mulher no agro e apresentar perfis, experiências e cases de mulheres engajadas no agronegócio.

FORMATO
O evento conta com uma abertura, com a presença do Presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, além da presença do Presidente da Coopmac. Além disso, terá uma palestra sobre Sucessão Familiar (O Papel da Mulher e os Impactos do Processo de Sucessão Planejada) e um painel com a participação de 5 mulheres que representam cooperativas agropecuárias. A assessora de comunicação da Coopmac será a mediadora do Encontro, apresentando os envolvidos e gerenciando as perguntas destinadas a cada participante.

PROGRAMAÇÃO
18h – Apresentação;
18:05h – Abertura com o Presidente do Sistema Oceb e com o Presidente da Coopmac;
18:30h – Palestra Expositiva – Dr Airton Spies; 19:30h – Perguntas;
19:45h – Painel;
21h – Encerramento

CONVIDADAS – PAINEL

  • Valéria Vidigal (Cafeicultora e Artista Plástica – COOPMAC);
  • Alessandra Ribeiro de Britto Borges (Presidente da Associação das Agropecuaristas do Sudoeste Baiano);
  • Luciana Kappes (Advogada, Consultora e Parecerista Jurídica com atuação especializada em Direito Cooperativo e Agronegócio – COOPERFARMS);
  • Jucilede Novaes de Assis (Assistente Social e Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Itapetinga – Bahia);
  • Luzyanne Varjão Aguiar (Zootecnista, Dra em Nutrição Animal, Gerente e Responsável Técnica da Fábrica de Rações da Coopardo).