Dia de Campo e Mostra Tecnológica debatem produção e consumo de azeite extravirgem

Evento da EPAMIG abriu a programação da I Festa do Azeite Novo

(Maria da Fé, 21/4/2019) Superando a marca de 300 visitantes, o 14º Dia de Campo de Olivicultura e 4ª Mostra Tecnológica, no Campo Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé, abriram a programação da Festa do Azeite Novo 2019, encerrada neste domingo (21) no município. Na programação estiveram debates sobre estudo preliminar sobre o consumo de azeite no Brasil; rotulagem de azeites e questões fiscais de produção, além de dinâmicas e demonstrações em campo. Cerca de 30 expositores também participaram da 4º Mostra Tecnológica com produtos como máquinas, insumos, cosméticos, chocolates e doces e, claro, azeites. O evento contou ainda com o momento de lançamento do Informe Agropecuário “Abacate, tecnologias de produção e benefícios para a saúde”, que enfoca novos estudos da EPAMIG para o incentivo à produção de azeite de abacate, uma alternativa de produção devido à grande disponibilidade desse fruto no País.

Entre as palestras técnicas estiveram debates com dados sobre o consumo de azeite dos brasileiros, um estudo e experimento onde pesquisadores avaliaram o comportamento de consumidores de azeite. “Foram analisados 115 consumidores de azeite de oliva em Lavras (MG), que foram convidados a provar quatro amostras diferentes, líderes de mercado e o azeite da EPAMIG. Uma amostra de óleo composto foi incluída para verificar o nível de diferenciação entre os consumidores pesquisados. Entre os resultados, verificamos que os consumidores em geral reconheceram sensorialmente os azeites. O azeite da EPAMIG apresentou boa aceitação sensorial e de mercado em relação as marcas líderes” explica o pesquisador da UFLA Daniel Leite.

Outro tema que reuniu cerca de 50 participantes foi rotulagem de azeites e questões fiscais. Na palestra, conduzida pela profissional do serviço de rotulagem da Fundação Ezequiel Dias, Simone Gonçalves, foram abordados e debatidos os requisitos legais como denominação de venda, identificação do fabricante e informação nutricional que devem constar nas embalagens dos azeites como padronização e têm a proposta de impulsionar ainda mais a produção de azeites nacionais.

4ª Mostra tecnológica

Na mostra tecnológica, cerca de 30 expositores, entre instituições e empresas, puderam apresentar máquinas e insumos para cultivo e também produtos surgidos na cadeia da olivicultura, como cosméticos feitos a base de azeite de oliva e de abacate, artesanatos que utilizam os resíduos da extração do azeite, além de peças feitas com produtos naturais, como palha de bananeira, também cultivados na região.

Segundo o levantamento da organização do Dia de Campo, nas 8 horas de evento, as negociações ultrapassaram a marca de R$30 mil. “Tiivemos oportunidade de vender e distribuir nossos livros na região que costumeiramente não atingimos no dia a dia. Foi muito legal fazer contatos, tanto com produtores rurais de grande conhecimento, quanto aqueles pequenos produtores que viam nas publicações uma oportunidade para obter novos conhecimentos”, apontou o representante da Editora UFLA, Flávio Monteiro.

As vendas se referem a azeites, publicações, cosméticos feitos com azeite, artesanatos, vinhos, sucos de uva, cafés especiais, doces e queijos artesanais, frutas congeladas, mudas de oliveiras e frutíferas, implementos agrícolas e pacotes turísticos.

Noite do Azeite

Foi realizado ainda o workshop “Celebrando a Colheita – Noite do Azeite” que contou com participação da prefeita de Maria da Fé, Patrícia Almeida. Na oportunidade, ela ressaltou o trabalho pioneiro da EPAMIG – e as décadas de pesquisa com oliveiras que renderam a primeira extração de azeite extravirgem do Brasil – agradecendo o trabalho da instituição. Na programação estiveram ainda as palestras dos azeitólogos Ana Beloto e Marcelo Scofano, que falaram sobre o estabelecimento da cadeia da olivicultura na região, das características e da qualidade dos azeites da Mantiqueira.

Na sequencia esteve o momento de experimentação de pratos feitos especialmente pelo convidado do evento, o chef francês Laurent Suaudeau, que apresentou um menu totalmente preparado com azeites produzidos com tecnologia EPAMIG, no Campo Experimental de Maria da Fé.

Azeite e vinho

Acompanhando os pratos da noite estiveram os rótulos da vinícola mineira Casa Geraldo. O representante da vinícola, Luiz Henrique Marcon, apresentou os vinhos da noite e também ressaltou o trabalho da Epamig lembrando, inclusive, da importância dos trabalhos da Epamig com a uva e o vinho, no município de Caldas, que foram importantes para o desenvolvimento da cadeia da vitivinicultura no sudeste brasileiro.

Chef Laurent Suaudeau com equipe EpamigA 1ª Festa do Azeite Novo contou ainda com espaço gastronômico com a presença de restaurantes e cafeterias abertos ao público, concurso gastronômico “Azeite no Prato”, city tour e tour pelos olivais de Maria da Fé.

Chef Laurent Suaudeau com equipe EPAMIG Maria da Fé

Fotos: Erasmo Pereira/ASCOM EPAMIG
e Prefeitura de Maria da Fé