Curso de técnicas agrícolas e gestão rural garante capacitação a 42 jovens rurais em Arroio do Tigre (RS)

Alunos do ensino fundamental de Arroio do Tigre (RS), com idades entre 14 e 17 anos, receberão aulas teóricas e práticas sobre técnicas agrárias. Trata-se do curso Técnicas Agrícolas e Gestão Rural, promovido pelo programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), voltado à erradicação do trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco. A aula inaugural do projeto ocorreu em 19 de agosto, no Centro Agrícola da Comunidade Evangélica, na presença dos pais dos estudantes. 

O curso terá duração de 100 horas, com aulas ministradas às segundas e sextas-feiras, no contraturno das atividades escolares dos jovens. Ao todo, são 42 alunos que, de agosto a dezembro, terão contato com os seguintes temas: agricultura em geral, legislação ambiental, recursos naturais, compostagem, agroecologia, controle biológico e preparo de caldas, alternativas de diversificação da produção, fruticultura, apicultura, pecuária, piscicultura, cuidados com o solo e gestão rural da propriedade. O cronograma de estudos também inclui visitas técnicas em propriedades. O curso conta com consultoria da empresa Terra e Vida e tem como parceiro a Secretaria Municipal de Educação de Arroio do Tigre. 

Para Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da Japan Tobacco International (JTI) e coordenadora do programa ARISE, essa é uma forma de estimular o jovem a enxergar empreendedorismo no campo. “É importante que ele compreenda a beleza e as possibilidades de empreender no meio rural. Estar em contato com novas tecnologias e investir em sua capacitação lhe dará, inclusive, subsídios para que, no futuro, possa fazer suas próprias escolhas, seja no campo ou no meio urbano”, afirma. 

O programa ARISE foi desenvolvido para se alinhar às políticas de aperfeiçoamento de práticas de trabalho. Como parte do programa, a iniciativa pretende despertar o interesse dos jovens pela agricultura, proporcionando seu desenvolvimento e estimulando a disseminação do conhecimento junto à sua família.  “O principal objetivo do ARISE é diminuir o trabalho infantil no campo. Por essa razão, enxergamos a participação dos pais na primeira aula do curso como parte imprescindível para alcançar os resultados do programa”, finaliza.


Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. 

No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em 8 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 10 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Natural American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional.  

A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.